GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Notícias

Adapec e Guarda Metropolitana de Palmas apreenderam 80 quilos de pescado impróprios para consumo

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Guarda Metropolitana de Palmas apreenderam 80 quilos de pescado impróprios para consumo. A ação aconteceu na tarde dessa terça-feira, 14, na altura do quilômetro 28 da TO-010, no lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em Palmas. Os pescadores foram notificados e os peixes serão destruídos no aterro sanitário da capital.

O inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, Jean Paulo Galletti, que acompanhou a ação, disse que a apreensão foi feita com base na legislação sanitária estadual. “Quando chegamos ao local constatamos que o pescado já tinha sido eviscerado no rio sem passar por um estabelecimento com serviço de inspeção sanitário oficial, além disso, os pescadores não possuíam nenhuma documentação exigida pela legislação, por isso, os peixes foram apreendidos”, esclareceu Jean.

Segundo o Guarda Metropolitano Ambiental, Antônio Bernardo, chefe da operação no lago, eles chegaram aos pescadores após denúncia de um proprietário de chácara próximo ao local. Ele destacou que a ação é importante para o controle da atividade pesqueira e minimizar os impactos ambientais no lago.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, ressaltou que este tipo de ação fortalece o combate ao comércio clandestino de pescado. “A comercialização de peixes seguem as mesmas exigências dos outros produtos de origem animal, por isso, é necessário que tanto os pescadores como aqueles que comercializam pescados, atuem dentro das normas estabelecidas pela legislação estadual e federal”, pontuou o presidente.

Dois dos pescadores vieram do Ceará para pescar comercialmente no lago de Palmas, e um deles informou que desconhecia os procedimentos para trânsito e evisceração de pescado. Ele contou que os peixes seguiriam para a colônia de pescadores de Palmas com destino final ao estado do Pará.

Postagens relacionadas

Eleições – Romildo, ex-presidente do setor Jardim das Flores demonstra pretensões de ser candidato a vereador por Araguaína

Gilberto Silva

Mulher mata marido com arma branca e é presa em flagrante no Tocantins

Gilberto Silva

Ministério Público Federal no Tocantins participa da Campanha Coração Azul

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies