Terciliano Gomes cobra do secretário municipal de saúde a realização do exame de audiometria

Foi aprovado durante o mês de dezembro na Câmara Municipal de Araguaína, um requerimento do vereador Terciliano Gomes (PDT), que cobra do secretário municipal de saúde (secretário Dean Luís Coutinho) a realização do exame de audiometria no.

O vereador justificou em seu requerimento que o benefício solicitado é de extrema importância para os usuários da rede municipal de saúde, que na necessidade de realizar o exame, estão sendo designados para a cidade de Colinas do Tocantins, dificultando e muito a acessibilidade ao referido exame. Há de se considerar que, o maior público do exame de audiometria são os parciais ou totalmente deficientes auditivos, que têm acessibilidade garantida em lei.

Vale ressaltar que o Município de Araguaína é maior e mais desenvolvido que a cidade de Colinas, cidade que é equipada para a realização da audiometria, enquanto nosso município carece da realização do mesmo.

Sobre o exame:

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.

A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos.

 

 

Comentários

Acesso em 24/06/2019 21:11.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/atividade-parlamentar/terciliano-gomes-cobra-do-secretario-municipal-de-saude-a-realizacao-do-exame-de-audiometria/.