Terciliano Gomes requer a continuidade da obra da Unidade Básica de Saúde do Setor Araguaína Sul ll

O vereador de Araguaína Terciliano Gomes (PDT), apresentou na Câmara Municipal, um requerimento que solicita a continuidade da obra da Unidade Básica de Saúde do Setor Araguaína Sul ll. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

Sobre USBs

De acordo com as regras, cada UBS deverá conter pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um agente comunitário de saúde, sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do Programa Saúde da Família.

As UBS também podem possuir dentistas e pediatras

Os serviços oferecidos por uma UBS são todos gratuitos vez que as UBS integram o Sistema Único de Saúde – SUS.

Em uma UBS é possível fazer consultas com clínico geral e pediatras, retirar medicamentos comuns (os de alto curso devem ser retirados em farmácias especializadas), retirar encaminhamento para consulta com especialistas e até mesmo consulta com dentistas.

A quantidade dos serviços oferecidos está atrelada ao porte da UBS, que é definido pela Portaria 340 de 4 de março de 2013 do Ministério da Saúde e sua organização, infraestrutura e materiais são previstos no Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde

Comentários

Acesso em 25/06/2019 02:26.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/atividade-parlamentar/terciliano-gomes-requer-a-continuidade-da-obra-da-unidade-basica-de-saude-do-setor-araguaina-sul-ll/.