Terciliano Gomes requer implementação de rampas de acessibilidade para deficientes e instalação de piso tátil na Via Lago

O vereador Terciliano Gomes (PDT) apresentou na Câmara municipal, um requerimento que solicita do Secretário Municipal de Infraestrutura, Simão Moura, implementação de rampas de acessibilidade para deficientes em todo percurso da Via Lago.

Na mesma sessão, o parlamentar solicitou também a instalação de piso tátil na Via Lago,  para garantir a acessibilidade ao deficiente visual que frequenta aquele espaço de lazer.

Sobre piso tátil 

Pisos táteis são placas com relevos fixadas no chão. Por meio destes relevos, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente pelo local.

O piso tátil tem um papel fundamental em nossa sociedade: possibilitar ao deficiente visual ter maior independência de locomoção. Para isso, é importante que tenhamos compreensão sobre fatores importantes envolvendo sua instalação, composição, variação e manutenção.

O piso tátil está dentro da regulamentação prevista pela ABNT NBR 9050, a norma brasileira oficial sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Essa regulamentação estabelece  parâmetros que devem ser seguidos de maneira obrigatória para quem deseja instalar os pisos táteis. A principal vantagem de seguir os padrões da NBR 9050 é estar usando uma linguagem universal e comprovadamente eficiente para auxiliar o deficiente visual e tornar o local mais acessível.

É obrigatório que a coloração da placa do piso seja contrastante ao solo adjacente. Dessa forma, o usuário com baixo índice de visão também conseguirá perceber a diferença sem a necessidade de bengala auxiliar.

Comentários

Acesso em 26/06/2019 12:53.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/atividade-parlamentar/terciliano-gomes-requer-implementacao-de-rampas-de-acessibilidade-para-deficientes-e-instalacao-de-piso-tatil-na-via-lago/.