GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Atividade ParlamentarTocantins

Vereador Marcus Marcelo pede cumprimento da lei de esterilização gratuita de caninos e felinos

O vereador Marcus Marcelo (PR) apresentou na Sessão Ordinária desta terça feira 21, requerimento ao prefeito municipal solicitando o cumprimento da lei nº 2958 promulgada ainda em 2015, que trata da esterilização gratuita de caninos, felinos e institui a prática de controle populacional de zoonoses no município.

De acordo com o projeto, o controle populacional e de zoonoses será exercido mediante a prática da esterilização cirúrgica promovida pela Secretaria Municipal de saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o projeto também prever parcerias com ONGs conveniadas e a Universidade Federal do Tocantins para que todos os proprietários de animais, independente da situação econômica financeira sejam atendidos.

Marcus Marcelo é também autor do projeto de lei da criação da Clínica Veterinária Municipal, que também ainda não foi implantada. A clínica é destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte, para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos.

Quando a clinica for implantada, para ter direito ao atendimento, o dono do animal deverá ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado como dono do animal e comprovar residência em Araguaína.

De acordo com Marcus Marcelo tanto a clinica como a lei de esterilização são questões de saúde pública e precisam ser implantadas com urgência pelo executivo, pois a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal.

“Existem diversos tipos de doenças que afetam as pessoas e podem ser transmitidas pelos animais, dentre as que mais acometem principalmente às crianças, estão às verminoses, micoses, sarnas, raiva, Leishmaniose e toxoplasmose’, finalizou.

Postagens relacionadas

PRF apreende caminhão em Guaraí com motor e peças roubadas há 3 anos em São Paulo

Gilberto Silva

Tocantins vacina mais de 4,1 milhões de bovideos contra aftosa e rebanho supera os 9 milhões de animais

Gilberto Silva

Polícia indicia pai e mãe de adolescente que pediu socorro pelas redes sociais após ser estuprada

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies