Anitta diz ter confundido ‘hanseníase’ e ‘ranço’ e pede desculpa após polêmica

Anitta pediu desculpas nesta sexta-feira, após ter sido alvo de críticas por dizer em seu programa no canal Multishow, que que só convida “gente que ela ama” e não “gente hanseníase”. A declaração da cantora causou polêmica nas redes sociais e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) repudiou o comentário.

“Galera, no último ‘anitta entrou no grupo’ eu errei ao dizer “pessoa hanseníase” em vez de dizer pessoas que tenho ranço. Me expressei mal e posso ter ofendido alguém. Gostaria de pedir desculpas por isso e me retratar aqui. Além disso, reforçar que Hanseníase é coisa séria e atinge muitas pessoas pelo mundo. Caso você queira apoiar assim como eu as pessoas com hanseníase, vou deixar aqui uma sugestão de link, tá?”, escreveu a cantora em sua página oficial no Facebook.

Órgãos de Saúde comentaram na publicação da cantora e aproveitaram o momento para combater alguns mitos. “Anitta, vamos aproveitar o momento e combater alguns mitos sobre a hanseníase. Então, vamos lá: hanseníase tem cura e o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis gratuitamente no SUS. O principal sintoma é a mancha esbranquiçada, avermelhada ou amarronzada, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e ao frio), ao tato e à dor. E o mais importante, a transmissão da doença é interrompida logo no início do tratamento. Hanseníase: identificou, tratou, curou!”, declarou o Ministério da Saúde.

Já a Sociedade Brasileira de Dermatologia pontou que era importante o esclarecimento de Anitta. “Pessoas com hanseníase sofrem preconceito e merecem todo o nosso apoio. Lembrando que qualquer pessoa está susceptível a contrair a doença, que tem tratamento gratuito pelo SUS. Afinal, hanseníase tem cura, o ranço nem sempre.”

O DIA

Comentários

Acesso em 19/04/2018 18:45.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/brasil/anitta-diz-ter-confundido-hanseniase-e-ranco-e-pede-desculpa-apos-polemica/.