GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Brasil

Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos

Já vai longe o tempo em que os idosos ficavam em casa na cadeira de balanço ou passavam o dia inteiro jogando dominó na praça. Hoje em dia, quem já tem mais de 60 anos mantém uma vida ativa com trabalho, exercícios e muita disposição.

Este é o caso da aposentada Amélia Grave, 70 anos, que aproveita o tempo livre para fazer exercícios na Casa de Convivência, um projeto da prefeitura do Rio voltado para idosos. Além da ginástica, Amélia também faz aula de dança e estuda inglês. “Todo o dia eu venho para cá e faço atividades. O importante é manter a cabeça ocupada. Estou muito feliz e não preciso de mais nada.”

Já Haroldo Ribeiro, 75 anos, também aposentado, conta que, até pouco tempo, convivia com dores e dificuldades para se movimentar. Tudo mudou depois que ele começou a fazer alongamento e pilates. “Eu praticamente não conseguia levantar o meu braço e agora consigo fazer todos os movimentos sem sentir dor.”

A professora de educação física Rafaela Campos diz que histórias como estas são um exemplo de que os exercícios melhoram a qualidade de vida. “Todos os dias eles me relatam que estão se sentindo melhor. Alguns não conseguiam estender uma roupa no varal e outros tinham pouco equilíbrio. Os exercícios modificaram esta realidade e os idosos ganharam mais força, coordenação motora e postura”.

Alto rendimento

Se para alguns o exercício serve para melhorar a qualidade de vida, para outros, é o caminho para conquistar medalhas. É o caso de José Luiz, 77 anos. Todos os dias, ele acorda às 4 horas da manhã para treinar. Uma rotina que começou aos 14 anos e que é mantida até hoje.

José Alves, 73 anos
José Alves, 73 anos – TV Brasil

José foi atleta profissional e, durante 20 anos, participou da seleção brasileira de atletismo. A aposentadoria não representou o fim do sonho de representar o país por meio do esporte, e ele passou a competir pela equipe Master. As últimas conquistas foram uma medalha de ouro e uma de prata no Mundial Master de Los Angeles em 2019.

“As medalhas são uma consequência. O importante é se exercitar para reforçar a musculatura e melhorar a imunidade. Quem se exercita evita uma série de doenças.”

Assista na TV Brasil:

Caminho para longevidade

Quem ainda está longe da terceira idade também se preocupa com um envelhecimento saudável. A gerente de projetos Fernanda Alvarez, 42 anos, leva uma rotina que une trabalho com exercícios físicos e alimentação regrada. Uma combinação de ouro para quem quer garantir muitos anos de vida.

Fernanda mantém a forma física com os treinos de ciclismo. Já a alimentação é repleta de frutas, água de coco, pão integral e alimentos com pouca gordura. Antes de comer, tudo o que vai para o prato é pesado, para evitar exageros. Fernanda diz que repete esta rotina desde a adolescência e que a preocupação aumentou ao longo do tempo.

Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - Rio
Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – Rio – Hector Santos/Prefeitura do Rio

“Eu diria que depois dos 40 anos é que você começa a pensar mais seriamente no equilíbrio e tem a consciência de que a alimentação saudável vai fazer uma grande diferença na sua vida”.

O nutrólogo Márcio Velasques diz que Fernanda está no caminho certo e dá outras dicas. “As pessoas devem evitar derivados de farinha de trigo e o açúcar e ao mesmo tempo aumentar a ingestão de fibras e proteínas, principalmente carne branca. Já os alimentos processados devem ser deixados de lado”.

 

Repórter da TV Brasil

Postagens relacionadas

DJ Sandro Mazzini morre após passar mal em festa

Gilberto Silva

Funcionário de companhia aérea é preso após roubar R$ 750 mil em celulares; vídeo mostra o momento

Gilberto Silva

Foto de enfermeiro que abraça paciente com síndrome de Down para dar oxigênio no AM viraliza e família consegue transferência

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies