GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Brasil

Autoteste de covid pela saliva é liberado pela Anvisa

Oautoteste do Covid-19 é capaz de trazer interdependência ao usuário com o intuito de desafogar os postos de saúde, depois de ter a comercialização aprovada em janeiro deste ano, agora partimos para mais uma etapa contra a doença com dois novos autotestes de covid-19, incluindo o primeiro que faz uso da saliva, em substituição ao swab nasal, foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com isso já são quatro produtos autorizados no país. A publicação dos novos registros está na resolução Resolução-RE 605, de 24 de Fevereiro de 2022, publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. Para obter o registro, os autotestes foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos.

Segundo a Anvisa, um dos principais pontos de atenção para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permite a pessoa leiga fazer o uso correto do produto.

Produtos

Registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, o SGTi-flex covid-19 Ag – AUTOTESTE, Será fabricado no Brasil. O swab nasal não profundo (haste utilizada para coleta secreção nas narinas) poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com um, dois e cinco testes para atender às famílias.

Já o autoteste covid Ag Oral Detect, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, é o primeiro autoteste registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva e que também terá fabricação nacional. Nesse caso, a coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.

Autoteste

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.

Independentemente do seu resultado, a Anvisa adverte que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem a população pois reduzem as chances de transmissão do novo coronavírus.

A lista de produtos desse tipo autorizados no Brasil é atualizada periodicamente e pode ser acessada aqui.

 

( com informações da Agência Brasil )

Postagens relacionadas

MEC divulga nesta terça resultado do Fies

Gilberto Silva

Deputados e senadores pedem impeachment de ministro da Educação

Gilberto Silva

Advogado de Adriano diz que miliciano temia sofrer ‘queima de arquivo’ – Um vídeo do local do crime foi divulgado

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies