GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Brasil

Carnaval: Som alto pode fazer mal à saúde

O carnaval está chegando e nessa época do ano as pessoas aproveitam o período para cair na folia ou para descansar. Mas, alguns cuidados devem ser redobrados quando o assunto é a saúde auditiva.

No momento da folia, a música no volume alto pode trazer certo conforto e alegria para quem está escutando, mas essa sensação pode gerar uma deficiência auditiva como explica o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues. “A audição perdida devido ao som alto não é recuperada. Além de danificar as células auditivas. Algumas pessoas podem ter alterações auditivas e se não tratada de forma adequada pode levar à surdez”, explica.

De acordo com o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva. “O folião pode curtir o carnaval. Mas, é necessário que ele não fique tão perto de caixas de som de um trio elétrico ou carro de som. Os equipamentos de shows tem potência alta e que alcança uma certa distância”,  explica o especialista.

O uso excessivo do fone de ouvido

Outro agravante durante o período de carnaval é o uso do fone de ouvido, que já se tornou um acessório indispensável pra quem vai viajar. Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS) pessoas entre 12 e 35 anos, podem ter a audição prejudicada devido ao uso incorreto do fone de ouvido.

O otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, explica que se a pessoa ao lado também consegue ouvir a música que você está escutando pelo fone de ouvido, já é um sinal de alerta. “O fone de ouvido não faz mal à saúde, mas deve ser usado de maneira adequada e por períodos não muito longos”, disse.

(Rita Coelho/Foto: Divulgação)

Postagens relacionadas

Coronavírus: como a Covid-19 danifica o cérebro

Gilberto Silva

Dançarina de Iggy Azelea passa mal e desmaia durante show no Brasil

Gilberto Silva

Fiuk fala sobre relação conturbada com Fábio Junior: “não me ajudou”

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies