GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Brasil

Enem 2022: prazo para candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição termina hoje

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 podem solicitar isenção da taxa de inscrição apenas até esta sexta-feira (15). O procedimento deve ser feito na página do participante antes das 23h59.

Tem direito à isenção no Enem 2022 quem:

  • vai concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
  • ou participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.

O prazo também é válido para quem precisa justificar a ausência da edição de 2021A justificativa é necessária para quem quer ter direto à isenção de taxa em 2022.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril.

Os pedidos de isenção do Enem 2022 começam adiantados em comparação com 2021, quando as solicitações foram enviadas de 17 e 28 de maio. Na ocasião, candidatos relataram ao g1 que fizeram o requerimento de isenção, mas solicitação “desapareceu” do sistema.

Candidatos que faltaram ao Enem 2020 por medo da Covid também não conseguiram a isenção em 2021 e só puderam fazer a prova sem cobrança de taxa após decisão do STF de reabrir as inscrições do exame. A prova foi aplicada para estes participantes em janeiro de 2022.

Justificativa

 

Para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. E-mail e telefone para contato completam a solicitação.

Além disso, para ter a justificativa analisada, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Os documentos devem estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Cronograma das solicitações

 

  • Justificativa ou solicitação de isenção: 4 a 15 de abril
  • Resultado das solicitações: 22 de abril
  • Recurso: 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio

G1

Postagens relacionadas

Congresso mantém veto presidencial sobre a LDO

Gilberto Silva

Partido de Bolsonaro convida mãe PM que matou assaltante para ser candidata

Gilberto Silva

Ministério da Saúde quer suspender venda de refrigerante em refil

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies