GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Brasil

Tradicional ‘malhação de Judas’ tem bonecos representando Putin e vírus da Covid-19 em Belém

A tradicional brincadeira de Malhação de Judas, realizada em muitas regiões do país no sábado de Aleluia por pessoas ligadas à religião católica, voltou a ocorrer nas ruas de Belém, após dois anos suspensa por causa da pandemia.

Teve festa para crianças, música e os bonecos que são malhados pela população tiveram representações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em protesto contra a guerra na Ucrânia, do vírus da Covid, além do tradicional boneco de Judas, que teria traído Jesus antes da crucificação.

Neste sábado (16), a malhação, quando as pessoas se reúnem e batem no boneco até que ele seja destruído, teve também apresentações musicais, distribuição de doces,cama elástica e palhaços para crianças. Na sexta-feira (15) houve velório de Judas.

Dezenas de moradores se reuniram no bairro da Cremação, onde a Malhação ocorre há mais de 50 anos. Os participantes puderam celebrar sem máscara, que foi desobrigada em locais abertos em Belém, com o avanço da vacinação.

“Essa é uma festa tradicional e familiar. Eu trago todos os anos meus filhos para mostrar a eles essa tradição do nosso bairro”, diz Cézar de Souza, morador do bairro há mais de 20 anos, que levou a mulher e os filhos no evento.

 

A malhação no bairro da Cremação é tradicional, reunindo moradores e também quem é deoutros bairros da região metropolitana de Belém. Este ano, teve apoio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), com palco, som, iluminação e agentes de segurança.

“A Malhação de Judas é um exemplo da cultura popular em Belém há mais de 60 anos, que remonta as tradições do período colonial. É importante preservar a cultura popular e incentivá-la”, informou o presidente da Fumbel, Michel Pinho.

G1

Postagens relacionadas

Ex-BBB rebate críticas sobre namorado que tem 75 anos e patrimônio de R$ 200 milhões

Gilberto Silva

Maior garoto propaganda do mundo é dispensado da Bombril

Gilberto Silva

Petrobras muda política de preços do gás de cozinha

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies