GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
EsportesTocantins

Jovem tocantinense é convocado para integrar a Seleção Brasileira Paralímpica

Natural de Porto Nacional, Ilquias Lopes, de 19 anos, cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Alcides Rodrigues Aires. “Bacana e humilde” é como se resume o paratleta do projeto Reviver, convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão disputados entre os dias 20 e 25 de março, em São Paulo (SP).

Segundo o paratleta, a convocação é fruto da participação primeiramente nos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Ele ressalta ainda que, após disputar as competições estaduais ,representou o Tocantins em competições nacionais, quando veio a se destacar conquistando vitórias importantes no Circuito Caixa Loterias de Paratletismo, em Brasília e São Paulo.

“Agradeço a Deus por abençoar minha carreira, aos professores, aos técnicos, aos fisioterapeutas e ao pessoal do projeto Reviver pela conquista desta convocação”, ressaltou Ilquias, que viaja dia 15 de março para se apresentar ao Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para a gerente de Desporto Educacional da Seduc, Ana Paula Ribeiro de Almeida, a convocação do atleta Ilquias Pereira encheu a todos de emoção e felicidade, pois deu significado ao trabalho realizado pelos professores, técnicos de desporto das Regionais e técnicos de desporto da Seduc.

“Vimos a importância dos jogos [Jets e Parajets], e percebemos que sua realização está contribuindo para a formação de alunos/atletas. A felicidade se torna completa quando temos a notícia de que esses atletas estão se tornando profissionais”, destacou ela, dizendo que Ilquias é fruto dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins. “Que venham mais e mais convocações, este é o desejo de todos da equipe da Seduc”, finalizou.

Para o professor do paratleta Ilquias, Rodrigo Paganella, foi uma emoção muito grande a convocação de seu pupilo, mas destaca que isso só foi possível graças a muito trabalho e muita dedicação do Ilquias como atleta e dele como orientador.

“Sempre tivemos o foco no que queríamos. Sempre acreditei no Ilquias e nunca desisti, pois passamos por muitas dificuldades, mas valeu à pena. Hoje, ele é o único atleta da modalidade de atletismo do Tocantins na Seleção Brasileira”, comemorou o professor.

O atleta

Ilquias faz parte da categoria Júnior, integrada por paratletas com até 19 anos, e lidera o ranking nacional no lançamento de dardos, com o índice de 35,65 metros na classificação F46; e nos 100 metros rasos, com 11,89 segundos na T47. Ele ocupa, ainda, também na T47, a segunda colocação geral no Salto em distância, com 5,63 metros.

Postagens relacionadas

Wagner Rodrigues leva atendimento médico, palestras e cursos profissionalizantes para a zona rural de Araguaína

Gilberto Silva

Primeira Igreja Presbiteriana de Araguaína homenageia Policiais Militares, Bombeiros Militares e Alunos do Colégio da Polícia Militar de Araguaína com cerimônia religiosa em comemoração ao Dia do Soldado

Gilberto Silva

Governador despacha no HGP, visita pacientes e vistoria instalações do hospital

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies