GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Notícias

Governo do Tocantins lança campanha para doação de córneas

Ação do Governo será uma oportunidade para a população conhecer os critérios para a doação de córneas, quais os procedimentos necessários e como o transplante é realizado. Evento ocorre nesta terça-feira, 28, a partir das 18 horas, na Praça dos Girassóis (lado sul), em frente ao Hotel Rio Sono. Na ocasião, a equipe da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vão lançar uma campanha para doação de córneas.

A campanha, segundo a gerente da CETTO, Patrícia Nossal, tem como objetivo informar e conscientizar as pessoas de que o Tocantins conta com uma central funcionando, que recebe doações e que os transplantes estão sendo realizados no Estado. “A gente tem tido um índice de recusa muito grande ao abordar as famílias após os óbitos dos pacientes. A maioria diz que a pessoa em vida nunca comentou que queria doar. Então, nesta ocasião, a população pode se informar sobre como ajudar a quem precisa e a importância desta doação”, explicou.

Na ocasião, também será apresentado o helicóptero do Ciopaer e sua tripulação. “Estamos fazendo um termo de cooperação com a Ciopaer para que, em casos de necessidade, tenhamos um transporte mais ágil para transportar equipe, paciente ou até as córneas”, explicou a gerente Patrícia.

Fluxo de atendimento

Para o cidadão entrar na lista de espera de transplante, é necessário que realize uma consulta com oftalmologista e que este lhe dê indicação para o procedimento. Com a indicação médica, a pessoa pode procurar a Regulação Estadual, que a encaminhará ao Hospital Geral de Palmas (HGP). No ambulatório do hospital, um oftalmologista fará um laudo médico confirmando a necessidade e encaminhando o paciente para avaliação da equipe de transplante, que vai cadastrar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sistema Informatizado de Gerenciamento. A partir daí, ele já está na lista da Central Nacional de Transplante.

A equipe transplantadora pode receber córneas de qualquer Banco de Olhos do Brasil, pois é credenciada pelo Sistema Nacional de Transplante. “Por isso, a importância de ter um Banco de Olhos no Estado, pois quanto mais bancos funcionando, maior é a oferta de córneas. A prioridade é dos pacientes do Estado e se, por acaso, não tivermos pacientes ou a lista zerar, então a córnea é ofertada para todo o Brasil, por meio do sistema nacional, que une todas as listas”, lembrou a oftalmologista Núbia Freitas.

Captação e Distribuição

Segundo a gerente Patrícia Nossal, a Central de Regulação está identificando os pacientes que foram encaminhados para outros estados, por meio do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que está entrando em contato e marcando as consultas no ambulatório do HGP com a equipe transplantadora. “Após a avaliação, a confirmação da necessidade do transplante e o interesse do paciente em ser transplantado no Tocantins, a Central de Transplantes fica responsável pela transferência dos pacientes diretamente com a central do Estado onde o paciente está inscrito”, esclareceu.

O Banco de Olhos

O Banco é responsável pela abordagem, pela captação, pelo preparo e pelo armazenamento de córneas para transplante. “Mas é preciso lembrar que as córneas só podem ser retiradas por meio de doação expressa da família. É preciso que as pessoas se sensibilizem e informem em vida aos seus familiares sobre o desejo de doar órgãos. A doação passa por avaliação com exames para certificar se o doador não possui doenças transmissíveis, como HIV e hepatites, bem como avaliar a qualidade do tecido, tudo para garantir que o transplante dê certo e aqui no Tocantins isso está dando certo”, lembrou o secretário Marcos Musafir.

Desde que foi habilitado pelo Ministério da Saúde, no fim do ano passado, o Serviço de Transplante do Estado já realizou 20 procedimentos. Atualmente, 14 pacientes do Estado estão na lista para realização de transplante de córnea.

Dois hospitais estão habilitados para a realização deste tipo de transplante no Tocantins, o Hospital Geral de Palmas, e um privado. A doação de córneas pode ser realizada através de contato direto com o Banco de Olhos pelos telefones 063 3218-1061 ou 063 99208-9392.

ATN TO

Postagens relacionadas

Salário mínimo vai aumentar para R$ 979 em 2018

Gilberto Silva

Logística já está sendo preparada e urnas começam a ser distribuídas na segunda semana de maio

Gilberto Silva

Jovem segue internada no Hospital Regional de Araguaína e ex-namorado ainda não foi localizado

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies