Asteroide vai passar muito perto da Terra neste Natal

A Nasa alerta para a chegada de uma rocha espacial de 5km de extensão que poderá passar muito próximo da Terra. Apesar do asteroide 3200 Phaeton ficar a uns 10 milhões de quilômetros do nosso planeta, a distância absoluta é apenas 26 vezes a distância de onde estamos para a lua. A passagem deve acontecer em 16 de dezembro. Para ficar mais fácil de entender: o tamanho do objeto é o equivalente a quase duas vezes o tamanho da avenida Paulista, no centro de São Paulo.

 Será possível observar a passagem nos observatórios Arecibo (em Porto Rico) e Goldstone (na Califórnia). A inspiração do nome “Phaeton” vem da mitologia grega. Os cientistas acreditam que o corpo celeste seja o responsável pelas chuvas de meteoros das Geminíadas, observadas todos os anos nos dias 13 e 14 de dezembro.

 A aparição de 2017 será a mais próxima da Terra desde a descoberta do asteroide, em 1983, diz a Nasa. É possível, assim, que o objeto fique visível até mesmo para observadores armados apenas de telescópios pequenos. Para isso, porém, é preciso que a pessoa tenha experiência nesse tipo de observação e esteja em um local escuro o suficiente (como na zona rural).

Comentários