Morre aos 113 anos o homem mais velho do mundo

O espanhol Francisco Núñez Olivera tinha dez anos quando começou a Primeira Guerra Mundial. Sua longevidade é atribuída a uma dieta de vegetais que ele próprio plantava e a uma taça diária de vinho.

O homem mais velho do mundo morreu nesta segunda-feira (29/01) aos 113 anos em Bienvenida, mesma cidade em que nasceu, na província de Badajoz, no sudoeste da Espanha.

Francisco Núñez Olivera morreu durante a noite em casa, ao lado de sua filha Antonia, de 82 anos. O prefeito da cidade, Antonio Carmona, lamentou a morte afirmando que foi “uma pena para todo o povo e todo o mundo”.

Após a morte do israelense Yisrael Kristal em agosto do ano passado, Francisco passou a ser considerado o homem mais velho do mundo. Ele completou 113 anos no último dia 13 de dezembro, “satisfeito” em sua alma, segundo ele próprio costumava dizer. Segundo sua filha, o idoso não sentia dores e não sofria de nenhuma doença. Ele era viúvo desde 1988.

Nascido em 13 de dezembro de 1904, Francisco tinha dez anos de idade quando a Primeira Guerra Mundial começou. Ele combateu na guerra entre a Espanha e tribos berberes na montanha do Rife, no Marrocos, e sobreviveu à ditadura do general Francisco Franco, entre 1936 e 1975.

Seus familiares atribuíam sua longevidade a uma dieta de vegetais que ele próprio cultivava e ao consumo diário de uma taça de vinho. Todas as manhãs ele comia um bolo feito de óleo de oliva e tomava um copo de leite. Até os 107 anos de idade, ainda saía todos os dias para caminhar.

A cidade de Bienvenida, com 2,3 mil habitantes, possui outros 30 moradores com idades acima dos 90 anos. Entre ele, um irmão de Francisco, com 97 anos, e sua irmã, com 93.

Apesar de a imprensa espanhola descrevê-lo como o homem mais velho do mundo, seu nome não chegou a constar na lista do Grupo de Pesquisas de Gerontologia, que valida as idades das pessoas mais velhas do planeta.

O grupo, sediado nos Estados Unidos, menciona o japonês Masazou Nonaka de 112 anos como o homem mais velho do mundo, mas o prefeito Carmona afirma que existem documentos que comprovam que o espanhol seria, de fato, ainda mais velho. Segundo o grupo de pesquisas, a pessoa mais velha do mundo é uma japonesa de 117 anos.

A Espanha possui uma das expectativas de vida mais altas em todo o mundo, atribuída por muitos médicos à dieta mediterrânea.

dw.com

Comentários

Acesso em 20/08/2018 02:36.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/mundo/morre-aos-113-anos-o-homem-mais-velho-do-mundo/.