GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Mundo

Primeiro transplante de cabeça do mundo deve acontecer em dezembro

Mesmo sendo arriscado, o neurocirurgião italiano Sergio Canavero, que passou 30 anos pesquisando sobre o transplante, está decidido a realizá-lo

Não, não é um roteiro de filme de ficção científica. O primeiro transplante de cabeça em humanos já tem data para acontecer. De acordo com a agência Central European News, a cirurgia está marcada para dezembro deste ano.

Há oito meses para a operação, o médico responsável, o neurocirurgião italiano Sergio Canavero, que dedicou 30 anos em pesquisas sobre o assunto, declarou que se sente pronto para realizar o primeiro transplante de cabeça do mundo.

O mês escolhido é apenas para que todos os cálculos científicos e planejamentos do procedimento sejam finalizados. No entanto, caso haja alguma dúvida ou empecilho, a data pode ser adiada.

O paciente que irá se arriscar ao procedimento é o russo Valery Spiridonov, que sofre de uma doença rara, conhecida como síndrome de Werdnig-Hoffman, uma atrofia que enfraquece a estrutura muscular da pessoa, e impede o movimento dos membros, exceto as mãos, e mantém a mente intacta.

Em entrevista à Agência EFE, Spiridonov, que se voluntariou para a cirurgia, declarou estar confiante para que ela seja feita no prazo estipulado. “Acreditamos que teremos tudo pronto até lá”, disse ele.

O russo é programador e artista gráfico, e vive na cidade de Vladimir, a 170 quilômetros de Moscou. Ele não pensa em desistir da operação, que pode ser a sua única chance de ter um corpo saudável e lembra que “a doença que tenho é degenerativa e, no final, mortal” porque “degenera os músculos, e o coração, afinal de contas, também é um músculo”.

Método Frankenstein

Para realizar o transplante, o doutor Canavero, basicamente terá que retirar a cabeça de Spiridonov e colocar em outro corpo, que será de algum doador compatível, que já tenha confirmado morte cerebral.

A ideia é congelar a cabeça de Spiridonov, em uma temperatura de -15º C, e reconecta-la ao corpo do doador, também congelado. Ao resfriar os corpos, a decomposição celular é desacelerada, e maquinas irão manter o fluxo de sangue para que a medula espinhal do paciente seja rompida para ser encaixada ao novo corpo. Essa junção irá ocorrer com o uso de injeções de polietilenoglicol, que funcionam como uma espécie de cola humana.

De acordo com especialistas, o corte da medula espinhal será a parte mais delicada, pois qualquer erro nesse momento poderá colocar a vida do paciente em risco.

A cirurgia deve durar 36 horas e envolver 150 médicos e enfermeiros. O custo total deve ser de 11 milhões de dólares.

Críticas

Conforme declarações de Spiridonov e Canavero, ao que tudo indica, o procedimento deverá ocorrer na China. Porém, o país ainda não se pronunciou sobre a autorização do procedimento.

Desde que anunciou que faria a cirurgia, o médico italiano vem sofrendo duras críticas de outros especialistas que questionam o processo por questões éticas e até técnicas. Um dos problemas, segundo alguns médicos, é que a operação, que já foi feita em alguns animais, como macacos e ratos, tiveram resultados imprecisos para se arriscar à um procedimento em humanos.

Recuperação

Se tudo der certo, após o transplante de cabeça, a medula espinhal do paciente será monitorada e sua recuperação será acompanhada para observar as condições neurofisiológicas. Se nada der errado, os médicos acreditam que o cérebro não estará rejeitando o transplante. Feito isso, Spiridonov será submetido a fisioterapias. E a reabilitação não será simples, devendo durar quase um ano.

Último segundo

Postagens relacionadas

Governo da China reage à insinuação de Bolsonaro sobre covid-19

Gilberto Silva

‘Sou feia e perdedora’, diz menina de 13 anos antes de cometer suicídio

Gilberto Silva

Vídeo: passageiros trocam socos dentro de avião na Califórnia

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies