Steve Ditko, cocriador do Homem-Aranha, morre aos 90 anos

O lendário quadrinista Steve Ditko, criador de personagens como Homem-Aranha e Doutor Estranho ao lado de Stan Lee, morreu aos 90 anos. A informação foi confirmada pela polícia de Nova York ao site da revista “The Hollywood Reporter” nesta sexta-feira (6).

A causa da morte não foi divulgada, mas ele foi encontrado em seu apartamento no dia 29 de junho. A polícia acredita que ele morreu dois dias antes.

Ditko era um ilustrador da Marvel Comics quando, em 1961, recebeu o pedido do editor chefe, Stan Lee, para ajudar a criar o que viria a ser o Homem-Aranha, um herói adolescente com poderes aracnídeos.

Com isso, todo o visual do personagem é criação sua, desde o uniforme azul e vermelho até o lançador de teias. Além do herói, ele ajudou a elaborar diversos de seus vilões, como Doutor Octopus, Homem-Areia, Lagarto e Duende Verde.

Em pouco tempo, o personagem se tornou um dos mais conhecidos e rentáveis da editora.

Dois anos depois, também ao lado de Lee, Ditko criou o psicodélico Doutor Estranho, um mago que protege o planeta de ameaças místicas.

O ilustrador deixou a Marvel após uma briga com Lee, e a dupla ficou sem se falar por anos, mas a causa da separação nunca foi revelada.

Depois de alguns anos trabalhando para outra editoras, entre elas a rival DC, Ditko retornou à Marvel em 1979, e continuou na empresa como freelancer nos anos 1990. Lá, uma de suas últimas criações é a Garota-Esquilo, que se tornou mais popular recentemente.

Recluso, o americano é comparado ao escritor J. D. Salinger, que também evitava a fama. Tanto que, depois de 1970, Ditko raramente deu entrevistas, e até ficou de fora das campanhas de divulgação dos filmes do Homem-Aranha e do Doutor Estranho.

G1

Comentários

Acesso em 21/07/2018 01:12.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/mundo/steve-ditko-cocriador-do-homem-aranha-morre-aos-90-anos/.