Vacina contra câncer começa a ser testada em humanos

Pesquisadores da Universidade de Stanford estão dando um importante passo na luta contra o câncer. Após testar uma vacina em animais, agora eles estão recrutando 15 pacientes com linfoma para iniciar os ensaios clínicos.

A equipe que desenvolveu um dos tratamentos de câncer mais utilizados atualmente – afirma que apenas uma injeção em um tumor desencadeia uma resposta defensiva do corpo inteiro, atacando todos os outros tumores que podem ter se espalhado.

De acordo com a equipe, a dose da vacina – que é a combinação de dois agentes – poderia funcionar para muitos tipos diferentes de câncer, com pouco ou nenhum efeito colateral.

Vacina que ataca tumores começa a ser testada

“Todos esses avanços de imunoterapia estão mudando a prática médica”, disse um dos autores da pesquisa e professor de oncologia, Ronald Levy,  ao jornal Daily Mail. Levy é responsável pelo laboratório que desenvolveu o Rituximab, uma forma de quimioterapia amplamente utilizada.

“Nossa abordagem usa uma aplicação única de quantidades muito pequenas de dois agentes para estimular as células imunes apenas dentro do próprio tumor. Nos camundongos, vimos efeitos surpreendentes do corpo, incluindo a eliminação de tumores em todo o animal”, conta.

Para a avaliação, os pesquisadores planejam recrutar 15 pacientes com linfoma de baixo grau. Se bem sucedido, ele acredita que o tratamento poderá ser utilizado para muitos tipos de tumores.

Ele acredita que os oncologistas poderiam aplicar a vacina em tumores sólidos de pacientes antes da cirurgia, como forma de evitar a recorrência de tumores que se espalham, mas não são detectados.

Comentários

Acesso em 20/08/2018 02:33.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/mundo/vacina-contra-cancer-comeca-ser-testada-em-humanos/.