Vídeo de Incêndio consumindo a catedral de Notre-Dame de Paris – França vai criar fundo para reconstrução

Na noite desta segunda-feira (15) os bombeiros já haviam controlado quase todo o fogo na catedral mais conhecida e visitada de todo o planeta, mas os danos na Notre-Dame, em Paris, são incalculáveis. Um desastre de proporções gigantescas para o patrimônio cultural e arquitetônico da humanidade.

Os parisienses e turistas testemunharam atônitos a queda do ponto mais alto da catedral, conhecido como flecha. O incêndio começou uma hora antes, perto das 19h no horário local – 14h no Brasil.

Fiéis que participavam de uma missa abandonaram a catedral. Rapidamente, as chamas no prédio de mais de 850 anos podiam ser vistas de quase toda a capital francesa. As imagens se espalharam pelas redes sociais.

Foram chamados a combater o incêndio 400 bombeiros da cidade e da região. O local das chamas – no teto da catedral – dificultou o trabalho. A destruição parcial de um símbolo da França deixou a cidade de Paris em choque.

Uma francesa disse que vários amigos resolveram se encontrar perto da catedral quando souberam do incêndio. “É um monumento da cidade, além de um símbolo religioso. É muito emocionante”, disse ela.

O padre que já trabalhou na catedral disse mais de 700 anos de história se acabaram em poucas horas, mas que a catedral vai voltar a ficar de pé.

O presidente da França, Emanuel Macron, afirmou hoje (15) que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de “grandes talentos”. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído nesta segunda-feira por um grande incêndio. Macron disse que o “pior foi evitado”, mas admitiu que as “próximas horas serão difíceis”.

Emocionado, o presidente falou por pouco mais de 5 minutos, ressaltando que a construção, parcialmente atingida pelo incêndio, representa a história dos franceses.

“É a nossa história, a nossa literatura e nosso imaginário”, destacou Macron. “Notre-Dame é parte da nossa vida.”

Macron visitou o local acompanhado por religiosos e autoridades. Abalado, o presidente pediu aos franceses que mantenham a esperança e a fé na reconstrução da catedral. “Vamos reconstruir a Notre-Dame”, disse, ao lembrar que este “é um momento difícil.”

O incêndio começou por volta das 18h50 (horário local), aproximadamente 13h50 em Brasília, e se estendeu por mais de quatro horas. A torre principal desabou.

Muitos turistas e franceses acompanharam o trabalho dos mais de 400 bombeiros no local. Os olhares eram de perplexidade e tristeza. A Catedral de Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados por turistas em todo o mundo. Em 1991, foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) patrimônio da humanidade.

Comentários

Acesso em 16/07/2019 17:35.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/mundo/video-de-incendio-consumindo-a-catedral-de-notre-dame-de-paris-franca-vai-criar-fundo-para-reconstrucao/.