GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Notícias

Assessoria de Polícia Comunitária participa de lançamento das placas do projeto redes comunitárias protegidas

Na manhã deste sábado (11), a Assessoria de Polícia Comunitária esteve presente na solenidade de inauguração das Placas Identificadoras do projeto das Redes Comunitárias Protegidas, ocorrida na Quadra 504 Sul, em Palmas.

As placas identificadoras são uma conquista da comunidade local, após mobilização social, reuniões comunitárias, Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) e adesão ao projeto. A comunidade foi escolhida após proposta do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em trazer o projeto à quadra que mais se mobilizasse e fizesse adesão ao projeto.

Surgindo como uma iniciativa do 1º BPM, o projeto instiga a participação e comprometimento dos moradores perante a segurança local, se alinhando com as práticas de prevenção criminal fomentadas pela Assessoria de Polícia Comunitária. Nos meses de outubro e novembro de 2016, foram realizadas duas edições do Curso de Agentes Comunitários de Segurança, sob a coordenação da Assessoria, onde 46 moradores foram capacitados e tornaram-se aptos a comporem a Rede Comunitária Protegida de sua região.

Como forma de identificação do projeto, os participantes que concluíram as etapas afixarão em suas residências a placa identificadora do projeto, com os dizeres “Rede Comunitária Protegida – Residência Monitorada”. Para a coordenação do projeto, esta etapa garante aos concluintes a possibilidade não somente de atuar proativamente na segurança pública, como a instigar e mobilizar os demais moradores a aderirem à causa.

O Assessor de Polícia Comunitária em exercício, capitão Thiago Monteiro, destacou que “o caminho para a efetivação da cultura de segurança e prevenção criminal não é o mais rápido e exige o comprometimento de todos”. Ele acrescenta que esse caminho nos conduz ao empoderamento social e numa consequente eficiência da segurança pública preventiva. “Hoje a comunidade da 504 Sul deu um passo importante neste horizonte, podendo inspirar outras comunidades do nosso Estado”, afirmou Monteiro.

O Assessor também anunciou a previsão de uma nova capacitação na quadra, prevista para o dia 11 de março, oportunidade em que novos moradores da quadra poderão aderir ao projeto, bem como, moradores de outras quadras poderão conhecer sobre a iniciativa.

Também estiveram presentes no evento o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Henrique Júnior, o Comandante em Exercício do 1º BPM, major Leandro Nunes, a escrivã de Polícia Civil, Carmem Rejane Dourado, o presidente da Associação de Moradores da Quadra 504 Sul, Jair Gabriel, e demais autoridades e lideranças comunitárias.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

Postagens relacionadas

Jovem de 19 anos transmite morte ao vivo em rede social

Gilberto Silva

Justiça suspende contrato entre Odebrecht e construtora investigada na Lava Jato

Gilberto Silva

‘Mestre Pessoa’ recebe importantes honrarias em Minas Gerais pela Arte da Capoeira

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies