A política de saúde mental aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatida na abertura da II Conferência Estadual de Saúde Mental, aberta na noite desta terça-feira, 29, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas. O evento segue de forma online, por toda a quarta-feira, 30.
Na abertura o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva destacou sua admiração pelo SUS e seu diferencial na vida da população. “Sou um admirador do SUS, principalmente pelo envolvimento de todos que o fazem diariamente. Então aqui fica meu agradecimento a todos que em suas regionais, contribuíram para seu crescimento, neste tem debatido hoje”, afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benicio afirmou que “a riqueza de conhecimento adquirido nas regionais, resultaram em propostas que poderão mudar para melhor os atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial”, pontuou.
Presente do evento, a promotora de Justiça, Araína D’Alessandro, afirmou que “o SUS é feito com participação de todos, em conferências como esta, onde é levantado o clamor da população em relação ao que necessitam da saúde pública. Por isso, é necessário que nosso caminho seja um só “.
Palestrante no primeiro dia do evento, membro do Conselho Nacional de Saúde, Neilton Araújo, parabenizou o Tocantins pela articulação que segundo ele, “saiu na frente de grandes estados que se destacam em outras áreas. Isso faz o diferencial para este assunto tão abrangente e tão urgente como a saúde mental “, disse.
Programação
30 DE MARÇO DE 2022
07:30h-07:40h-Abertura e Informes;
07:40h-08:00h-Palestra Dr. Marcos Noronha-Psiquiatra-Psicoterapeuta-Florianópolis
08:00h-08:40h-Palestra referente ao Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania:
TERUCO HIGA –Psicóloga/HRG/CAPS-Formoso do Araguaia
08:40h-09:00h-Debate
MEDIADOR- Ruth Caetano Cardoso e Jelda Pinto Araújo Fernandes Sá
09:00h-09:40h- Palestra referente a Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental:
JETRO SANTOS MARTINS-Enfermeiro-Secretaria Municipal da Saúde de Palmas
09:40h-10:00h-Debate
MEDIADOR- Ivaneizilia Ferreira Noleto e Sandro R. Cardoso de Paula
10:00h-10:40h- Palestra referente a Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade:
RAFAEL MOTA-Psiquiatra- Secretaria de Estado da Saúde-TO
10:40h-11:00h-Debate
MEDIADOR- Laryssa Xavier de Sá Martins e Janilva Maria da Silva
11:00h-11:40h– Palestra referente a os Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia:
WELITON BEZERRA PIRES- Coordenador CAPS/Araguaína
11:40h-12:00h-Debate
MEDIADOR- Maria Alice de Araújo e Ricardo da Silva de Jesus
ALMOÇO
14:00h-14:30h-Abertura e Informes;
14:30h-16:00h-Trabalhos de Grupo;
16:00h-17:30-Plenária Final- Apresentação das Propostas dos Grupos com Retiradas das três de cada Grupo e dos Delegados que vão para a Nacional;
17:30h-Encerramento.