GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Aberta II Conferência Estadual de Saúde Mental

A política de saúde mental aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatida na abertura da II Conferência Estadual de Saúde Mental, aberta na noite desta terça-feira, 29, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas. O evento segue de forma online,  por toda a quarta-feira, 30.

 

Na abertura o secretário de Estado da Saúde,  Afonso Piva destacou sua admiração pelo SUS e seu diferencial na vida da população. “Sou um admirador do SUS, principalmente pelo envolvimento de todos que o fazem diariamente.  Então aqui fica meu agradecimento a todos que em suas regionais,  contribuíram para seu crescimento, neste tem debatido hoje”, afirmou.

 

O presidente do Conselho Estadual de Saúde,  Mário Benicio afirmou que “a riqueza de conhecimento adquirido nas regionais, resultaram em propostas que poderão mudar para melhor os atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial”, pontuou.

 

Presente do evento, a promotora de Justiça, Araína D’Alessandro, afirmou que “o SUS é feito com participação de todos, em conferências como esta, onde é levantado o clamor da população em relação ao que necessitam da saúde pública. Por isso, é necessário que nosso caminho seja um só “.

 

Palestrante no primeiro dia do evento, membro do Conselho Nacional de Saúde, Neilton Araújo, parabenizou o Tocantins pela articulação que segundo ele, “saiu na frente de grandes estados que se destacam em outras áreas. Isso faz o diferencial para este assunto tão abrangente e tão urgente como a saúde mental “, disse.

 

Programação

 

30 DE MARÇO DE 2022

07:30h-07:40h-Abertura e Informes;

07:40h-08:00h-Palestra Dr. Marcos Noronha-Psiquiatra-Psicoterapeuta-Florianópolis

08:00h-08:40h-Palestra referente ao Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania:

TERUCO HIGA –Psicóloga/HRG/CAPS-Formoso do Araguaia

08:40h-09:00h-Debate

MEDIADOR- Ruth Caetano Cardoso e Jelda Pinto Araújo Fernandes Sá

09:00h-09:40h- Palestra referente a Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental:

JETRO SANTOS MARTINS-Enfermeiro-Secretaria Municipal da Saúde de Palmas

09:40h-10:00h-Debate

MEDIADOR- Ivaneizilia Ferreira Noleto e Sandro R. Cardoso de Paula

10:00h-10:40h- Palestra referente a Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade:

RAFAEL MOTA-Psiquiatra- Secretaria de Estado da Saúde-TO

10:40h-11:00h-Debate

MEDIADOR- Laryssa Xavier de Sá Martins e Janilva Maria da Silva

11:00h-11:40h– Palestra referente a os Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia:

WELITON BEZERRA PIRES- Coordenador CAPS/Araguaína

11:40h-12:00h-Debate

MEDIADOR- Maria Alice de Araújo  e Ricardo da Silva de Jesus

ALMOÇO

14:00h-14:30h-Abertura e Informes;

14:30h-16:00h-Trabalhos de Grupo;

16:00h-17:30-Plenária Final- Apresentação das Propostas dos Grupos com Retiradas das três de cada Grupo e dos Delegados que vão para a Nacional;

17:30h-Encerramento.

Postagens relacionadas

Garimpinho – Corpo do jovem desaparecido no rio Araguaia é localizado

Gilberto Silva

Casal de Itaguatins morre em acidente automobilístico

Gilberto Silva

Polícia Militar apreende armas em quatro cidades do Estado do Tocantins

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies