GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática de 2017

As escolas públicas de todo o país já podem se inscrever na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O objetivo da competição é estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da área, além de promover a inclusão social por meio da difusão de conhecimentos. Podem participar estudantes que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Para se inscrever, é necessário que as unidades de ensino acessem o site www.obmep.org.br até o dia 31 de março.

Em 2016, a competição envolveu 17,8 milhões de alunos. Para este ano, a expectativa da organização é que o número de participantes seja ampliado, com a abertura da adesão, pela primeira vez, para as escolas da rede privada. “Com essa possibilidade de as escolas particulares poderem integrar a Obmep, acreditamos que mais alunos serão inscritos. Esse convite às unidades de ensino privadas visa contribuir para a qualidade do ensino básico brasileiro em todas as redes”, enfatiza o coordenador regional da Obmep, Wiliam Carlos de Sousa.

As provas são realizadas em duas fases. Na primeira etapa, que acontece no dia 6 de junho, nas próprias escolas, os estudantes terão que responder a uma avaliação objetiva de 20 questões. Os alunos classificados para a segunda etapa, marcada para 16 de setembro, terão que solucionar seis questões da prova discursiva, que será aplicada em centros escolhidos pela organização da Obmep.

Os melhores colocados, além de receber medalhas conforme o desempenho na competição, serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que propicia aos alunos um contato mais aprofundado com a matemática. A iniciativa oferece diversas atividades orientadas por professores qualificados em instituições de pesquisa, objetivando despertar a vocação científica dos alunos, além de estimular a criatividade por meio de problemas matemáticos.

Postagens relacionadas

Atrasos do Governo do Estado levam prefeitos a discutirem medidas para o recebimento de recursos

Gilberto Silva

Jovens são detidos em um táxi por suspeitas de comercialização de drogas em Araguaína

Gilberto Silva

Diretores de escolas destacam aproximação da Seduc durante encontro realizado na DRE de Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies