GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Ações de combate ao Aedes e mosquito Palha são intensificadas em Araguaína

 

A “Operação Mosquito Não” tem como principal objetivo levar informações sobre doenças e de combate aos mosquitos; concentração da ação será terça-feira, 28, às 8 horasno setor Nova Araguaína

Ações de enfrentamento ao Aedes aegypti continuam em Araguaína. A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, promove nesta terça-feira, 28, às 8 horas, no Setor Nova Araguaína, a abertura da campanha “Operação Mosquito Não”. O objetivo principal é levar informações de combate aos mosquitos à comunidade, principalmente de setores onde são registrado mais casos de doenças causadas tanto pelo Aedes como pelo mosquito Palha.

 

Uma tenda será montada em frente à Igreja Nossa Senhora da Natividade, onde os profissionais da saúde explicarão para a comunidade local sobre a prevenção e o combate a esses mosquitos. Além do Setor Nova Araguaína, a ação será realizada também nos setores Araguaína Sul, Centro e São João.

Aedes é transmissor de doenças como a dengue, febre Chikungunya, vírus Zika e febre amarela urbana e o mosquito Palha, transmissor da Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida como calazar.

Outras ações

Os agentes de combate a endemias (ACE), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estarão realizando visitas nas casas, levando orientações e alertando às famílias quanto a possíveis criadouros desses vetores, bem como a destruição dos focos identificados. Também será distribuído hipoclorito de sódio (água sanitária) para as famílias usar na lavagem de frutas e verduras.

No Setor Araguaína Sul, equipes do CCZ também estarão vacinando cães e gatos para quem não conseguiu ainda levar o seu bicho de estimação para vacinar contra a raiva. Ainda no mesmo bairro, mas na Escola Municipal Manoel Lira, às 9 horas, profissionais de Educação em Saúde do CCZ vão fazer apresentação de fantoches com o tema dengue e uma peça teatral a respeito do calazar.

Ações de Combate

Várias outras ações estão sendo realizadas continuamente no Município para o combate ao Aedes, como borrifação com bombas e trabalho de rotina nos setores, com a força-tarefa dos agentes de endemias com a ajuda de agentes comunitários de saúde.

Em 2016, foram distribuídas armadilhas para capturar os mosquitos à comunidade. Os carros ‘fumacê’, também estiveram em Araguaína passando pelos bairros mais vulneráveis.

Além de palestras nas escolas e outros órgãos com equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, houve também várias ações em conjunto com Exército Brasileiro batalhões Infantaria 50-Biz, de Imperatriz (MA), e 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá (PA) e outras instituições.

Serviço

O que? Operação Mosquito Não

Onde? Setor Nova Araguaína

Quando? Terça-feira, 28, a partir das 8h, em frente à Igreja Nossa Senhora da Natividade, localizada à Rua 30 esquina com a 29; às 9 horas, equipes de Educação em Saúde estarão na Escola Municipal Manoel Lira, Setor Araguaína Sul, com apresentação de fantoches.

Postagens relacionadas

Prefeitura divulga resultado de seletivo para Auxiliar de Inspeção Sanitária

Gilberto Silva

Dois professores da rede estadual do Tocantins concorrem ao Prêmio Professores do Brasil

Gilberto Silva

Motorista morre após caminhonete capotar na BR-153 próximo de Nova Olinda

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies