GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Adolescentes do Sistema Socioeducativo do Tocantins são aprovados no Encceja PPL

Com foco na execução plena da medida socioeducativa e na garantia de direitos básicos, como o acesso à educação, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistou a aprovação de adolescentes de três unidades socioeducativas do Tocantins no Exame Nacional Para Certificação de Jovens e Adultos Para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) – Edição 2020.

Nesta edição, aplicada em outubro de 2021, o Exame levou à aprovação de cinco socioeducandos que serão certificados nos ensinos fundamental ou médio, sendo dois do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul), dois do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case) e um da Unidade de Semiliberdade Masculina, também de Gurupi.

“Quando caí e me tornei socioeducando, eu me senti meio triste. Com o decorrer do tempo, refleti e me senti arrependido das minhas ações que me trouxeram até aqui. Fiquei tão feliz ao ser aprovado que me deu um ânimo gigantesco e uma vontade maior de estudar. Agora, tenho uma visão de futuro”, relatou com entusiasmo um socioeducando, de 18 anos, do Ceip Sul de Gurupi, que foi aprovado no Exame.

O superintendente de Administração e Proteção do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Claudemir Prevital, destacou o papel da educação para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “Todos nós ganhamos quando um socioeducando consegue uma boa nota neste Exame. Além de toda a família ficar feliz em vê-lo mudando de vida e expandindo seus horizontes, nós, do Sistema Socioeducativo, temos a sensação de dever cumprido. Trabalhamos arduamente e com responsabilidade para que esses jovens concluam os estudos, e essas aprovações reafirmam que estamos cumprindo nossa missão. Parabenizamos a todos os servidores envolvidos na educação no ambiente socioeducativo”, parabenizou.

Preparação

Para se habilitarem para o Encceja PPL, os socioeducandos contaram com o apoio pedagógico e aulas de reforço nas matérias em que encontravam dificuldades. A coordenadora pedagógica da equipe técnica do Case, Meirisvan Brandão, comemorou a aprovação dos adolescentes. “O Encceja é a parte que faltava para que eles pudessem avançar seu processo educacional, além de ser fundamental para que eles se sintam valorizados e adquiram conhecimento, ao mesmo tempo em que se tornam cidadãos conscientes”, informou.

Outro adolescente aprovado no Exame, de 19 anos, estava no 6° ano do ensino fundamental quando iniciou o cumprimento da medida socioeducativa no Ceip Sul de Gurupi. Desde então, ele veio se desafiando para continuar nos estudos dentro da Unidade Socioeducativa, tendo história como uma das disciplinas favoritas. “Eu não gosto tanto de estudar, mas já tinha feito o Encceja uma vez e quando entrei na unidade já tinha me preparado um tanto na rua pra fazer de novo e tentar passar. Quando soube que fui aprovado na prova, foi uma alegria, uma felicidade. Agora, quero terminar os estudos, fazendo o ensino médio e fazer algum curso profissional”, destacou o socioeducando.

Encceja PPL

O Encceja PPL é ofertado para o público que não teve oportunidade de concluir os estudos em idade própria, ou seja, para jovens que tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame de certificação do ensino fundamental. Já para os que buscam a certificação do ensino médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos.

ATN TO

Postagens relacionadas

2º Batalhão de Polícia Militar encerra semana com final de Campeonato de Futebol referente ao Dia do Soldado

Gilberto Silva

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina hoje

Gilberto Silva

Câmara Municipal de Araguaína realizará sessão especial em homenagem às ‘Mulheres’

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies