GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Após anos de espera, governador assina ato de nomeação de 216 policiais penais e agentes do sistema socioeducativo

Após anos de espera, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta sexta-feira, 1º de abril, o ato de nomeação de 216 candidatos aprovados em concurso público para provimentos de cargos da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizado em 2014. O ato que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta sexta, nomeia 156 policiais penais e 60 agentes do sistema socioeducativo.

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que garantir o direito dos aprovados no concurso público é garantir a segurança de todos os cidadãos tocantinenses. “Assinar este ato tão aguardado pelos aprovados do concurso público é muito mais do que garantir um direito deles, é reforçar a segurança de todos os cidadãos tocantinenses, com profissionais que por mérito passaram no concurso e já realizaram todos os cursos de formação. Os nossos policiais e agentes já estão prontos para atuar”.

O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, destacou que o ato de nomeação representa uma vitória para o sistema penitenciário e socioeducativo do Estado após anos de espera dos candidatos aprovados. “É uma vitória, uma conquista que é estendida a todos que estão sendo chamados neste momento, concursados que há muitos anos esperavam por esse ato do Governador, que reconheceu a oportunidade de dar posse para todos os policiais penais e grande parte dos concursados do socioeducativo. Neste ato ele também irá reforçar a segurança do sistema penitenciário e nas unidades do sistema socioeducativo”, concluiu.

Dentre os agentes socioeducativos, foram nomeados agentes especialistas em Pedagogia, Técnico em Enfermagem, Serviço Social e Psicologia. Todos os candidatos dessas categorias já passaram pelo curso de formação e estão aptos para o início imediato de suas atribuições.

O Concurso

O edital do concurso público para o provimento de vagas e cargo do quadro da Seciju foi lançado em abril de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e deflagrado em 15 de outubro de 2014. O certame teve aproximadamente 42 mil inscritos. A prova objetiva foi aplicada em dezembro do mesmo ano.

A primeira etapa do concurso esteve a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), e foi conduzida por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já a segunda etapa, que consistia no Curso de Formação, foi realizada pela Seciju. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro de 2018.

Em 2016, o Governo do Tocantins nomeou 820 aprovados para o quadro do Sistema Prisional, sendo 24 para os cargos de Analista em Defesa Social e 796 Técnicos em Defesa Social. Atualmente 745 servidores oriundos desse chamamento estão em exercício nas unidades penitenciárias e prisionais do Estado.

 

ATN TO

Postagens relacionadas

Em Nova Olinda, Forças de Segurança apreendem três armas de fogo com suspeitos de praticar violência doméstica

Gilberto Silva

Procon do Tocantins autua BRK por não disponibilizar senha de atendimento para idosos acima de 80 anos

Gilberto Silva

Tocantins – Motorista de ônibus da prefeitura é acusado de desviar óleo diesel

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies