GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Araguaína aprova Plano de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes em Fórum Comunitário do Selo Unicef

Realizado em formato presencial entre os dias 7 e 8 na Escola de Tempo Integral do Setor Maracanã, o 1º Fórum Comunitário do Selo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) edição 2021-2024 aprovou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O objetivo do evento é consolidar políticas públicas voltadas para esse público ao longo dos próximos anos em Araguaína.

Mais de 100 crianças e adolescentes participaram das discussões para aprovação do plano. Lanna Lettycia Costa Ramalho, de 17 anos, falou em nome dos jovens dizendo que espera mais recursos e um propósito de vida melhor. “Esperamos mais apoio dos governos e que sejamos mais reconhecidos e inseridos com empregabilidade por meio da inclusão, capacitação e mais comunicação entre os jovens”, afirmou.

Participando do evento de abertura, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou que os desafios da Comissão Intersetorial, que organiza as ações para a conquista do selo, são compatíveis com os de sua gestão por envolverem um trabalho em equipe com ações para um público especial. “Nosso foco é um só e está voltado para a responsabilidade rumo à conquista desse selo, para ampliarmos os serviços, pois respeitar os direitos das crianças é fundamental para termos uma sociedade igualitária”.

O evento teve também a presença de secretários municipais, vereadores, conselheiros municipais e moradores, e ainda contou com apresentações culturais com grupos de crianças e adolescentes que integram o NUCA (Núcleo de Cidadania e Adolescência).

Plano aprovado
Os resultados dos eixos discutidos no Plano de Ação e aprovados no Fórum foram: a busca nas unidades de ensino dos alunos que constam como não matriculados no Censo 2020; o desenvolvimento de projetos pedagógicos, culturais e esportivos que promovam a participação de crianças e adolescentes nos diversos espaços escolares; orientação de carreiras e mundo do trabalho nas escolas; ações de conscientização para a prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e reprodutiva; promoção de momentos participativos e atuantes do CMDCA junto à comunidade, bem como, ações para crianças e adolescentes; e  a divulgação ampla do ECA pelo Conselho Tutelar e do NUCA nas escolas.

Sobre o Selo Unicef
Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Ao fazer a adesão ao Selo Unicef, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.

Lanna Lettycia Costa Ramalho, de 17 anos, falou em nome dos jovens dizendo que espera mais recursos e um propósito de vida melhor


O evento teve também a presença de secretários municipais, vereadores, conselheiros municipais e moradores, e ainda contou com apresentações culturais com grupos de crianças e adolescentes que integram o NUCA (Núcleo de Cidadania e Adolescência)

Ascom

Postagens relacionadas

Polícia Militar prende homem por tráfico de entorpecentes em Araguaína

Gilberto Silva

Homem é assassinado com golpes de faca nas proximidades do mercado municipal de Araguaína

Gilberto Silva

PM apreende camionete Hilux com registro de furto/roubo em Sampaio

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies