GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Araguaína começa vacinação antirrábica por bairros periféricos – A meta é de atender mais de 20 mil animais

Toda pessoa que tem seu cachorro e seu gato em casa já sabe: vacinar seu animal todo ano contra a raiva. Este ano, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde – Superintendência de Vigilância em Saúde, tem a meta de vacinar 22.779 animais, entre cães e gatos, nas zonas urbana e rural. Como no ano passado, o município vai começar a vacinação por bairros periféricos, de casa em casa, e também na zona rural.

Segundo a médica veterinária, Luciana Coelho Gomes, do Programa Municipal de Profilaxia da Raiva, os bairros mais afastados do centro começarão a receber a visita dos agentes de combate a endemias para vacinarem seus animais, bairros como Novo Horizonte, Ponte, Vila Azul, Costa Esmeralda, Xixebal, Nova Araguaína entre outros.

A médica veterinária explica que a vacina antirrábica não tem contra indicação. “Animais em tratamento de alguma doença, fêmeas prenhes ou amamentando, podem tomar a vacina sem nenhum problema; animais a partir de três meses de idade já podem ser vacinados”, informou.

O Dia D da campanha neste ano será no dia 18 de março e os postos de vacinação estarão instalados em pontos estratégicos em todo o município.

Para as pessoas que tiverem dúvida com relação à vacina podem entrar em contato com o CCZ de Araguaína.

A doença

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, ou seja, o animal morre após adquirir a doença. Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Em Araguaína, há mais de 10 anos não registra nenhum caso nem em humanos e nem em animais (cães e gatos). A atenção maior é voltada pra cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia).

Prefeitura de Araguaína

Postagens relacionadas

Tocantins – Esquadrão antibombas da PM é acionado após suspeita de dinamites em lixão

Gilberto Silva

EMPREGO – Veja as vagas que o SINE em Araguaína oferece para hoje (05)

Gilberto Silva

Flamengo: indenizações devem ser definidas na próxima semana

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies