GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Araguaína – Palestras sobre vacinas contra HPV e meningites acontecem em escolas

Crianças e adolescentes devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) o quanto antes para vacinar contra o vírus HPV e meningites. Com o intuito de tirar dúvidas de pais ou responsáveis, equipes de saúde da Prefeitura de Araguaína realiza campanha de mobilização nas unidades escolares. O foco da campanha será direcionado às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, com ênfase nas vacinas HPV e meningocócica C, que agora podem ser aplicadas juntas.

 

A campanha destaca a importância do trabalho em conjunto entre os profissionais da saúde e gestores da educação. Além dos pais, que são os maiores responsáveis e incentivadores dos adolescentes, alvos da campanha.

A meta do Município é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV. Já para meningocócica C a meta é imunizar 6.061 meninos e meninas. Já foram vacinados até agora contra o HPV 1.095 adolescentes.

Dia D
O Dia D de vacinação no Município acontecerá no dia 25 deste mês, de 7 às 13 horas, nas UBS. No Município, a vacinação já está disponível em todas as UBS de segunda a sexta-feira, no período da manhã, para os meninos de 12 e 13 anos e meninas de 8 a 14 anos.

No mesmo período está acontecendo a vacinação contra meningite, para crianças e adolescentes de 12 e 13 anos. A meta é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV e 6.061 entre meninos e meninas contra meningites.

Importância das vacinas

A vacina Meningocócica C (conjugada) protege os adolescentes e amplia o efeito protetor, com a proteção indireta das pessoas não-vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

A meningite é o processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), considerada uma doença grave e de rápida evolução.

O principal foco da vacinação da HPV para meninas é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

Já para os meninos, a estratégia de vacinação tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Campanha Três Bichos

Além das palestras de HPV e Meningocócica C, equipes de saúde estão realizando também nas escolas a Campanha dos Três Bbichos com orientações sobre prevenção da hanseníase, tracoma e geohelmintíase (verminose).

Além das equipes das UBS, participam da ação acadêmicos do Instituto Tocantinense Antônio Carlos (ITPAC) e do Hospital Municipal Eduardo Medrado.

Cronograma de palestras

Dia 16 (quinta-feira)

Escola Municipal Olavo Bilac (manhã e tarde);
Escola Municipal Meu Castelinho (manhã e tarde).

Dia 17 (sexta-feira)
Escola Estadual André Luís (7h30);
Escola Estadual Cesar Belmiro (7h30);
Escola Estadual Vicente de Paula (7h30);
Escola Estadual Josefa Dias (7h30);
Escola Estadual Tereza Hilário Ribeiro (7h30);
Colégio Militar (manhã);
Escola Estadual Welder Mari (7h30);
Escola Municipal Maria Conceição (9h30);
Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus (manhã e tarde);
Escola Estadual João Guilherme (8h e 14h)
Escola Estadual Marechal Rondon (17h);
Colégio Estadual Henrique Ciqueira (manhã e tarde)

Dia 20 (segunda-feira)
Escola José Alves de Assis (manhã e tarde);
Escola Paroquial São Domingos (7h30).

Dia 21 (terça-feira)
Escola Estadual Norte Goiano (manhã e tarde);
Escola Municipal Francisco Bueno (7h30 e 13h).

Dia 22 (quarta-feira)
Escola Estadual Manoel Gomes (7h30 e 13h).

Dia 23 (quinta-feira)
Escola Estadual Jardim Paulista (8h30).

 

Postagens relacionadas

Jovem que teve perna amputada ao cair de lancha fala pela primeira vez após acidente

Gilberto Silva

Tocantins – Corpo em decomposição é encontrado num matagal

Gilberto Silva

Estado oferece serviços especializados a pessoas com Síndrome de Down

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies