GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Araguaína – Surto de virose faz centenas de pessoas procurarem hospitais

Mais de 1 mil pessoas procuraram atendimento nas unidades de saúde de Araguaína, nos últimos dias apresentando os mesmos sintomas. O diagnóstico mais comum é virose. Gleiva Rosa dos Santos conta que todos na casa dela tiveram que ir para o hospital.

“Muita dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações. Dá mal-estar, febre e tira o apetite. Fica péssimo”, comentou a dona de casa. O mesmo aconteceu com a Sofia Santos, de seis anos. “Doía muito. Eu não conseguia abaixar, não conseguia fazer nada”, reclamou.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, 245 adultos deram entrada com os sintomas nos últimos dias. O número de crianças foi ainda maior: 890. Mas afinal o que é a virose?

A médica Nathália Fontana explica: “As viroses são um grupo de doenças que a gente denomina quando ainda não tem o diagnóstico estabelecido. Fazem parte a dengue, a febre amarela, o resfriado comum, a gripe, o rotavírus. É uma gama de doenças muito alta, mas poucos casos são de dengue e febre amarela”.

Segundo a médica, a melhor forma de fugir das viroses é a prevenção. “Lavar sempre as mãos, após espirra ou assoar o nariz, e evitar compartilhar os utensílios como copo e talheres. Porque passa pela saliva, pelas gotículas respiratórias”, explicou.

G1/TO

Postagens relacionadas

Polícia Civil do Tocantins identifica corpo de mulher que estava desaparecida em Alvorada

Gilberto Silva

Prefeitura de Araguaína entrega mais duas pontes de concreto pelo Programa Travessia

Gilberto Silva

Três homens são presos pela PM por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Setor Central de Araguaína,

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies