Arapoema completa 55 anos; conheça história e curiosidades da cidade

A cidade de Arapoema, distante 386 km de Palmas, completa nesta quarta-feira, 7, os seus 55 anos, desde que foi elevado à categoria de município.

Arapoema surgiu no ano de 1956, com a descoberta de uma grande jazida de cristal de rocha, que se localizava nas margens do Rio Jenipapo. A noticia se espalhou e logo o garimpo Rebojo, como era chamado, atraiu centenas de pessoas, que iam explorar o cristal de rocha. Com isso, os fundadores da cidade foram um grupo de garimpeiros.

Apesar do sucesso inicial, em 1964, o garimpo começou a declinar e a base econômica da região tornou-se agrícola. Na época, a grande Colônia Agrícola Bernado Sayão ocupava toda a região, entretanto, com o fracasso da colônia, a população e a produção de alimentos na região caiu.  No início dos anos 70, ocorreu a formação de grandes fazendas de pecuária intensiva, fator que influenciou fortemente a situação atual do município, que hoje tem estrutura fundiária concentrada nos estratos acima de 1000ha e monocultura do boi.

A região foi elevada à categoria de município ainda no ano de 1963, no dia 7 de novembro, e recebeu o nome de Arapoema pela inspiração no pôr do sol do local. Ele foi dado por um garimpeiro, que uniu a 1ª sílaba do nome Araguaia e a palavra poema, com isso: poema do Araguaia.

Vitória Soares
Comentários

Acesso em 14/11/2018 18:26.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/arapoema-completa-55-anos-conheca-historia-e-curiosidades-da-cidade/.