GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Casos de covid-19 caem 91% no Tocantins

O Estado do Tocantins registra redução de 91,7% no número de casos confirmados da covid-19 em 2022. A mesma tendência de queda também foi registrada no número de óbitos, com redução de 86,9% no primeiro trimestre deste ano. Já as internações tiveram uma redução de 72,6%. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/TO) e da Superintendência de Proteção e Atenção à Saúde (SPAS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O levantamento realizado constatou que o Tocantins registrou um pico da doença no mês de janeiro deste ano, com 42.381 casos confirmados e 96 óbitos, aumento relacionado à introdução da nova variante Ômicron, mais contagiosa e menos letal. No mês de fevereiro, com a ampliação da população vacinada, os índices começaram a baixar, sendo apontados 20.370 casos confirmados. Março fechou com 1.700 casos positivos; e no mês de abril, até o dia 10, foram 75 confirmações da doença.

Com relação ao número de óbitos, o Estado registra 14 dias sem a perda de vidas pela doença. A última notificação ocorreu no dia 25 de março e até esta segunda-feira, 11, este índice está zerado, no painel do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde). Nos três primeiros meses de 2022, houve queda de 86,9% dos óbitos, com registro de 96 em janeiro, 61 em fevereiro, oito em março e nenhum em abril, até o momento.

As internações por covid-19 também caíram no Tocantins. Dados da SPAS mostram que, em janeiro de 2022, o Tocantins registrou 194 internações pela doença e em fevereiro 53, uma queda de 72,6%.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, isso é a garantia da eficácia das vacinas utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Tocantins já conta com 63,54% da sua população totalmente imunizada. Não é o índice que buscamos, pois queremos toda a população protegida, mas já reflete nos indicadores de Saúde. A redução nos casos confirmados e, principalmente, a redução expressiva de internações e óbitos nos demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.

O gestor ainda fez um apelo. “Conclamamos a população tocantinense que busque as Unidades de Saúde e se vacine. Quem tiver dúvidas sobre estar infectado, que faça os exames necessários. Com as vacinas disponíveis, conseguimos controlar diversas doenças, além da covid-19”, ressaltou.

 

A mesma redução ocorreu no número de óbitos com redução de 86,9%

Postagens relacionadas

Araguaína – Polícia Civil recupera mais um veículo clonado na região norte do Estado

Gilberto Silva

Suspeito de balear motorista de lotação é executado no Costa Esmeralda em Araguaína

Gilberto Silva

Diretor da Assembleia anuncia economia e investimentos em formação profissional

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies