GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Com queda de 99% dos casos ativos da covid-19, Araguaína flexibiliza restrições

A Prefeitura de Araguaína publicou um novo decreto nesta segunda-feira, 7, que altera as medidas restritivas para a contenção do avanço da covid-19. Entre as mudanças estão a recomendação do uso de máscara, que deixa de ser obrigatório, liberação de todas as atividades esportivas e o funcionamento do comércio sem restrição de horário, mantendo os protocolos de segurança.

O Decreto nº 110/2022 foi publicado no Diário Oficial do Município nº 2502 e já está em vigor. As mudanças foram tomadas levando em consideração mudanças positivas no quadro da saúde pública.  O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Araguaína, da última sexta-feira, 4, registrou apenas 18 casos ativos, e ocupação de 30% dos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) adulto e 7% dos leitos clínicos.

A pandemia vem de perdendo força no mundo todo e em Araguaína a queda dos números supera os 99%, já que em 27 de janeiro a quantidade de casos ativos era 2.352.

Máscara
De acordo com o documento, o uso da máscara não é mais obrigatório e sim recomendado em todos os locais públicos, privados, estabelecimentos comerciais e/ou órgãos públicos.  Além da recomendação do item para passageiros de táxis, moto táxis, ônibus e outros transportes coletivos.

Bares e restaurantes
Os bares, restaurantes, cinemas, academias e boates também continuam com ocupação máxima de 70% da capacidade do ambiente, mas não há mais o limite de 100 pessoas. Outra alteração ao setor é a liberação do horário de funcionamento, que antes era permitido até às 2 horas. Todos os estabelecimentos devem disponibilizar o álcool 70º INPM. O estabelecimento que for flagrado descumprindo as regras poderá ser interditado por três dias.

Eventos
Com o novo decreto, a realização de eventos esportivos, artísticos, religiosos, conferências, shows, formaturas, entre outros eventos similares, só poderão ocorrer com autorização prévia da fiscalização municipal e capacidade máxima de 70% do local, com obrigatoriedade de fixar a placa de ocupação e obedecendo outras medidas como distanciamento e uso do álcool em gel.

Espaços públicos
Fica autorizado à utilização da Via Lago, Parque Cimba, Complexo Beira Lago, praças, academias ao ar livre e similares, o qual obriga-se o cumprimento do distanciamento social. Continua proibido o consumo de bebida alcoólica em todo e qualquer local público comum no Município de Araguaína como vias, praças, jardins, parques, entre outros.

Vacinômetro
Até a última sexta-feira, 4, 132.969 pessoas haviam tomado a primeira dose contra a covid-19, 107.769 moradores receberam a segunda dose e somente 31.150 araguainenses o reforço. A primeira dose infantil, para entre 5 e 11 anos, foi aplicada em 2.542 crianças. A cobertura vacina da segunda dose é de 78,7% para maiores de 18 e 46,7% para adolescentes entre 12 e 17 anos. Entre as crianças, a primeira dose representa 13,1% do público-alvo.

ASCOM

Postagens relacionadas

Pagamento de parcela do transporte escolar é realizado pelo Governo do Estado

Gilberto Silva

Sumiu – Decoração de Natal é furtada antes mesmo de ser inaugurada em Araguaína

Gilberto Silva

Wanderlei Barbosa diz que governo aguarda órgãos retirarem ações para que certame do concurso da PM tenha andamento

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies