Concurso da Polícia Militar do Tocantins: Edital com 1.000 vagas confirmado para este ano

O concurso da Polícia Militar do Tocantins (PM TO) já foi confirmado. Segundo o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), serão oferecidas mil vagas. A Polícia Militar já adiantou que essa quantidade será destinada para soldados. Além disso, 100 destas serão para o Corpo de Bombeiros.

Mesmo com confirmação, ainda não existe previsão para a divulgação do edital. Apesar disso, já foi formada uma comissão organizadora e a próxima etapa será a escolha da banca organizadora. Vale lembrar que apesar de terem sido anunciadas mil vagas, a quantidade não supre o déficit de policiais, que chega a  4 mil.

Uma dica importante aos interessados em prestar o certame é iniciar os estudos. Os concursos da Polícia Militar costumam ter uma ampla concorrência. Dessa forma, quando antes for o preparo, melhores serão os resultados do candidato.

Concurso PM TO 2020

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O concurso PM TO 2020 já foi confirmado tanto pela corporação quanto pelo governador do estado, Mauro Carlesse. A expectativa é de que sejam oferecidas mil vagas para soldados. Destas, pelo menos 100 serão reservadas para o Corpo de Bombeiros.

A comissão organizadora já foi formada. Essa equipe é a responsável por elaborar o projeto básico do próximo edital. A partir de então, é esperado que seja selecionada a banca organizadora do concurso.

Vale lembrar que o interessado em seguir na careira de soldado deve ter o nível médio completo, além de ter altura mínima de 1,63m (homens) e 1,60 (mulheres). Além disso, é exigida a idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos (com nova lei).

Concurso PM TO 2018 – Edital suspenso!

O concurso PM TO 2018 teve seu edital suspenso por decisões judiciais. Segundo nota publicada no site do Ministério Público do Tocantins (MP TO), houve quebra de sigilo na fase das provas objetivas, que foram aplicadas no dia 11 de março de 2018. Com isso, foi comprometida a credibilidade do certame.

Ainda segundo o Ministério Público, celulares foram escondidos em lixeiras de banheiros dos locais de prova. A partir disso, os candidatos poderiam retornar ao local, no período final de aplicação da prova e assim, receberiam o gabarito por mensagem.

Foram encontrados aparelhos na Faculdade Católica Dom Orione e na escola municipal Araguaína. Em ambos os casos, encontrou-se gabaritos que continham a quantidade suficiente de questões corretas para ser aprovado no certame. Vale lembrar que eram 60 questões de múltipla escolha.

Com todo o acontecido, o Ministério Público recomendou a anulação das provas e a troca da banca organizadora. Em outubro do mesmo ano, foi informado que todos os envolvidos na fraude foram identificados e de acordo com o item 8.5 do edital, todos foram eliminados do certame.

O concurso PM TO 2018, antes do cancelamento, previu que seriam oferecidas 1.040 vagas. Destas, mil para soldado e 40 para oficial. Foram registradas 86.523 inscrições, sendo 76.050 para soldado.

Confira o edital: Edital concurso PM TO N° 001 /2018

Idade máxima para ingressar na PM TO

O Projeto de Lei do deputado estadual Elenil da Penha (MDB), que previa a alteração da idade para ingressar na PM e Bombeiros, foi aprovado. Anteriormente, a idade máxima era de 30 anos e com a novidade, passou a ser 32 anos.

Com essa aprovação, espera-se que o acesso às corporações tenha seus números ampliados, assim como maior democratização. A deputada Vanda Monteiro (PSL) declarou que a medida vai beneficiar os tocantinenses que sonham em ingressar na carreira pública estadual.

Etapas e matérias cobradas no concurso PM TO

O concurso PM 2018 contaria com cinco etapas, incluindo provas objetiva e discursiva. É importante ressaltar que apesar de o certame não ter prosseguido, vale a pena estudar os conteúdos que foram abordados na última prova elaborada. Confira os conteúdos cobrados na primeira etapa:

Língua Portuguesa (15 questões para soldado e 20 para oficial);

Atualidades e Conhecimentos Regionais (10 questões);

Noções de Direito (15 questões para oficial e 10 para soldado);

Noções de Informática (5 questões);

Raciocínio Lógico e Matemático (5 questões);

Noções Pertinentes à PM TO (10 questões).

Já a prova discursiva contou com a elaboração de uma redação que deveria seguir o tema proposto pela banca organizadora. Essa etapa contou com o valor de 20 pontos.

Além disso, o certame também cobra o teste de aptidão física (TAF). Confira os exercícios:

Barra fixa;

Flexão Abdominal;

Natação;

Flexibilidade;

Flexão dos braços no solo;

Corrida.

Inscrições concurso PM TO 2020

O edital do concurso PM TO 2020 ainda não foi divulgado. Porém, os primeiros passos já foram dados, como a formação da comissão organizadora, que selecionará a banca organizadora. Com isso, é importante que o futuro candidato esteja atento aos próximos passos do certame.

Além disso, o interessado em realizar o Concurso PM TO 2020 já deve iniciar seus estudos, pois quanto maior o tempo de preparo, melhor será o destaque. Isso é válido tanto para as provas objetivas e discursivas, quanto para a de aptidão física.

 

Comentários

Acesso em 17/02/2020 17:06.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/concurso-da-policia-militar-do-tocantins-edital-com-1-000-vagas-confirmado-para-este-ano/.