Concurso de desenho e redação nacional premiará estudantes com tablets

Visando despertar o interesse dos estudantes por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, foi lançado o 9º Concurso de Desenho e Redação, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Podem participar estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro pelo site Portalzinho da Criança Cidadã.

Os interessados devem produzir trabalhos inéditos, realizados em sala de aula, sobre o tema: Todo dia é dia de cidadania. Segundo a organização, nesta edição, as escolas terão mais facilidade para inscrever os estudantes e enviar os trabalhos, pois o processo será digital. Após a inscrição, será gerado um código para que a unidade de ensino possa acompanhar as etapas.

O concurso é dividido em 14 categorias. Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, os alunos podem concorrer com desenhos. A partir do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes concorrem na modalidade de redação.

Os estudantes que apresentarem os melhores trabalhos – e seus professores orientadores serão premiados com tablets e certificados de reconhecimento da CGU. As três escolas vencedoras receberão um computador e certificado. O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro. Participaram da última edição do concurso cerca de 370 mil alunos e 7 mil professores.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) incentiva a participação dos estudantes tocantinenses em concursos e eventos voltados para este público. A pasta realiza a mobilização das escolas por meio das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e sugere o desenvolvimento de atividades escolares envolvendo as temáticas dos certames.

Para a diretora de Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Tereza Luiza Dias, concursos como o da GCU são oportunidades para os professores trabalharem as temáticas propostas na perspectiva de auxiliar na formação cidadã dos educandos, além de revelar os talentos dos estudantes tocantinenses.

ATN TO

Comentários

Acesso em 23/02/2020 01:29.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/concurso-de-desenho-e-redacao-nacional-premiara-estudantes-com-tablets/.