GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Defensora do aleitamento materno, Valderez participa da comemoração de 20 anos do Banco de Leite

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, participou da comemoração dos 20 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) na manhã desta sexta-feira, 08. Na ocasião, a parlamentar reforçou sua atuação na apresentação de projetos e requerimentos que incentivam o aleitamento.

“Sempre incentivei e vou continuar lutando por essa causa, que é a doação de leite humano. Por isso, contem comigo para dar continuidade nesse trabalho tão importante”, declarou a deputada ao mencionar a lei de sua autoria, que garante isenção na taxa de concursos públicos estaduais para doadoras de leite.

Neste sentido, a parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa, anteprojeto que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno em estabelecimentos públicos ou privados. Por meio de requerimento, também solicitou ao Governo do Estado, a reativação do programa “Leite é Vida”, que realiza a distribuição de leite para famílias de baixa renda.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o leite materno é o principal alimento do bebê, pelo menos até os seis meses de vida e até os dois anos ou mais, sirva efetivamente de complemento junto a outros alimentos. Cuidar da saúde das nossas crianças é uma prioridade”, finalizou.

Banco de Leite

Desde sua criação, foram mais de 279 mil atendimentos individualizados, quase 15 mil bebês beneficiados e 23.323 litros de leite humano coletados. A nutricionista e coordenadora do BLH do HMDR, Walkíria Pinheiro, agradeceu a todos que trabalham em prol da doação de leite humano e enalteceu as atividades do Banco. “Trabalhamos não só para salvar vidas, mas para que tenhamos adultos mais saudáveis. Agradeço ainda toda a dedicação dos servidores, apoiadores, mães doadoras e todo mundo que nos ajuda nessa jornada”, enfatizou a coordenadora.

Presenças

Além da Deputada Valderez e da Coordenadora do BLH, estiveram presentes o Secretário de Saúde, Afonso Piva, o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo, o Diretor Administrativo, Fernando Pinheiro, o Diretor Técnico e Obstetra, Dr. Gilberto Nastari, além das equipes técnicas e apoiadores.

Com informações da Sesau/TO

Postagens relacionadas

Investigação aponta que suspeito de ser servidor fantasma devolvia 80% do salário para filho de deputado

Gilberto Silva

Princípio de incêndio é registrado em ônibus do transporte coletivo de Palmas

Gilberto Silva

Polícia Civil cumpre, em Palmas, mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de latrocínio no Estado de Goiás

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies