GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Defesa Civil do Tocantins participa do Programa de Capacitação em Proteção e Defesa do Ministério da Integração

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins participa da Capacitação em Proteção e Defesa Civil oferecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI) em parceria com as Nações Unidas (ONU). O evento acontece em Brasília na sede da ONU entre os dias 13 a 24 desse mês.

O programa consiste na disponibilização de material de capacitação e formação de instrutores estaduais em três etapas, à distância, presencial e oficina nos estados. Nesta primeira, os formadores participam de um treinamento para utilização da Plataforma Integra do Ministério da Integração Nacional. A plataforma tem como proposta apoiar o gerenciamento de informação e conhecimento além de simplificar e agilizar a intercâmbio de dados, aumentando a capacidade colaborativa entre instituições de defesa civil.

“Passamos a integrar a rede nacional de formação por meio de uma plataforma específica de capacitação de agentes tanto no Estado do Tocantins como no Brasil. Essa representatividade nos dá a visibilidade institucional e nos coloca como colaboradores no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destacou o secretário executivo de Defesa Civil do Tocantins, que participa do evento, major do Corpo de Bombeiros do Tocantins Diógenes Madeira.

Com essa formação o representante do Tocantins será responsável pela multiplicação do conhecimento de Proteção e Defesa Civil para todos os municípios do Estado, além de contribuir para a formação dos militares e civis do Corpo de Bombeiros (CBMTO). A multiplicação do conhecimento começa a partir do mês de abril e segue até novembro de 2018 e terá uma carga horária de 80h aula. Os instrutores também farão trabalho de tutores, acompanhando todas as etapas de formação dos participantes inclusive as avaliações.

Entre os assuntos abordados ainda estão, Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil; Elaboração de Plano de Contingência; Resposta: gerenciamento de desastres, decretação e reconhecimento federal e gestão de recursos federais em proteção em defesa civil; Reconstrução: recursos federais em proteção em defesa civil para reconstrução; Sistema Integrado de Informação sobre Desastres (S2ID).

(Fotos: Ascom CBMTO)

Postagens relacionadas

Ronaldo Dimas afirma que todas as pesquisas internas demonstram grande crescimento de sua pré-candidatura

Gilberto Silva

Peritos do IML identificam cadáveres carbonizados em acidente entre carro de passeio e caminhão na TO-010

Gilberto Silva

Tocantins receberá R$ 15 milhões do governo federal para investir no Sistema Penitenciário

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies