GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Definidos os primeiros finalistas do Dança Tocantins das Escolas Estaduais

Maria Vitória Pereira de Sousa, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, e o Grupo Yfi Bang, da Escola Estadual Novo Horizonte, formado pelas estudantes Isabelle Rodrigues, Yasmim Lima e Fernanda da Luz, são as primeiras finalistas do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. As vencedoras estão classificadas para a fase estadual, prevista para ser realizada em Palmas, no dia 5 de agosto deste ano, com a participação dos primeiros colocados de todas Regionais.

Voltado para os estudantes, o Dança Tocantins das Escolas Estaduais é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fomentar a prática da dança entre os jovens e promover o resgate de projetos artísticos culturais nas unidades escolares.

Maria Vitória, 16 anos, do CEM Castro Alves, conquistou a etapa Regional da DRE de Palmas na categoria solo com 1.765 votos, na disputa final.  A estudante disse que é apaixonada por dança e já integrou a equipe do Balé Popular do Tocantins, projeto desenvolvido pela Seduc. “Apesar da experiência com dança há alguns anos, sinceramente não esperava esse resultado. Estou muito feliz e gratificada”, frisou.

A diretora do CEM Castro Alves, Katilce de Souza Guedes, destacou que o Dança Tocantins valoriza  o protagonismo  dos jovens.  “Por meio desse concurso, as escolas têm a oportunidade de demonstrar o talento artístico dos alunos, além de potencializar o trabalho coletivo das unidades escolares. Foi tão significativo o trabalho realizado por todos, alunos, coordenação e professores, na divulgação e torcida para conseguir vencer essa etapa. Já estamos ansiosos para a etapa final”, afirmou.

Escola Novo Horizonte

As vencedoras na categoria Grupo, Isabelle Rodrigues, 17 anos, Yasmim Lima, 16 anos, e Fernanda da Luz, 15 anos, da Escola Estadual Novo Horizonte, tiveram 1.274 votos no duelo final. “Montamos o grupo este ano, assim que a escola apresentou a ideia do concurso. Criamos um cronograma de ensaios, três vezes por semana na própria escola. Fiquei surpresa com o resultado. Agora é manter o ritmo para a fase estadual”, contou Fernanda da Luz.

“A vitória das nossas alunas é resultado do incentivo e valorização dos talentos dos estudantes e de muito comprometimento das representantes da escola. Este resultado eleva a autoestima não só das alunas participantes, mais de todos os alunos, professores e demais servidores que estão totalmente envolvidos nesse processo”, destacou a diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Joilma Abreu Cabral do Vale.

Inscrições

Na próxima segunda-feira, 11, serão abertas as inscrições para as unidades escolares jurisdicionadas à Regional de Tocantinópolis. O prazo termina no dia 15 de abril. As inscrições são realizadas pelas escolas, que enviarão para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital.

Competição

Na semana seguinte também começam as competições da Regional de Miracema. Os vídeos das apresentações dos estudantes inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

 

 

Maria Vitória, do CEM Castro Alves, vencedora da DRE de Palmas do Dança Tocantins, na categoria solo – Seduc/Governo do Tocantins file_download

Postagens relacionadas

Estabelecimentos agropecuários têm até 31 de março para realização de recadastramento

Gilberto Silva

Moradores de Tocantínia são beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito

Gilberto Silva

Polícia Militar recupera moto roubada em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies