–
A janela partidária, período em que deputados federais, estaduais e distritais possuem para trocar de partido sem perder o mandato, terminou nesta sexta-feira (1º). E o prazo para quem quer se candidatar nas eleições, regularizar as filiações às legendas termina neste sábado (2). Com isso, houve uma onda de trocas e filiações partidárias nos últimos dias.
O período da janela partidária chega ao fim seis meses antes do primeiro turno das eleições deste ano. A regra foi regulamentada na Reforma Eleitoral de 2015, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir que o mandato conquistado nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores) pertence às legendas e não aos candidatos eleitos. Caso o parlamentar mude de sigla fora da janela partidária sem apresentar justificativa pode perder o cargo.
No Tocantins, só o partido do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) terá nada menos que oito deputados estaduais disputando vaga na Assembleia Legislativa.
Confira os nomes divulgados que migraram ao Republicanos:
Cleiton Cardoso ex-PTC
Jorge Frederico ex-MDB
Olyntho Neto ex-PSDB
Léo Barbosa ex-SD
Nilton Franco ex-MDB
Amélio Cayres ex-SD
Valdemar Júnior ex-MDB
Valderez Castelo ex-PP
Issan Saado ex-PV
Antônio Andrade e Ricardo Ayres também foram para o Republicanos. e possivelmente disputarão vagas de deputado federal.
Meta do Republicanos
Cerca de 25 pré-candidatos a deputados estaduais filiaram-se ao Republicanos nos últimos dias, alguns com mandatos e outros sem. O partido atualmente ficou com a maior bancada de deputados estaduais e, a meta é também fazer o maior número de deputados possíveis para próxima legislatura, pois o histórico de quase todos os pretensos candidatos é de bons resultados nas urnas. Lembrando ainda que muitos votos de legenda descarrega em cima para somar, em virtude de ser um partido majoritário com candidato a governo.
Permanecem ainda em seus partidos os seguintes deputados:
Amália Santana/ PT
Claudia Lélis/ PV
Eduardo Siqueira/ UB
Eduardo do Dertins/ Cidadania
Elenil/ MDB
Fabion Gomes/ PL
Ivory/ PCdoB
Vanda Monteiro: UB
Vilmar de Oliveir
Outros deputados
Luana saiu do PSDB e se filiou ao PCdoB
Júnior Geo saiu do PROs para o PSC
Jair Farias saiu do MDB para a UB
Gutierres Torquato: estava no PSB e foi para o PDT
Fabion Gomes foi para o PL