GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Desconto de 10% para pagamento à vista da contribuição da coleta de lixo segue até 29 de julho

Prefeitura vai enviar os boletos por SMS e WhatsApp durante o mês. As guias de pagamento também podem ser baixadas no site ou retiradas na Secretaria da Fazenda

Até o dia 29 de julho, os contribuintes de Araguaína ainda terão o desconto de 10% no pagamento à vista da contribuição da coleta de lixo. A guia para o pagamento pode ser baixada no site da Prefeitura ou retirada pessoalmente na Secretaria Municipal da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação.
 
A contribuição também pode ser parcelada em até seis vezes sem juros. Segundo o secretário Fabiano Souza, durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Araguaína fará o envio dos boletos via SMS e também por Whatsapp oficial, que contém um selo de autenticidade (símbolo verde ao lado do número). O objetivo é facilitar o acesso ao pagamento e evitar filas e aglomerações na secretaria.
 
“Nossa expectativa é alcançar os mais de 130 mil imóveis edificados e não edificados da cidade. A contribuição é fundamental para a manutenção do serviço de coleta de lixo nos bairros”, explicou o secretário.
 
Digital que facilita
Todos os anos, logo em janeiro, o representante comercial Antônio Martins se programa para baixar o boleto da contribuição da taxa do lixo no site da Prefeitura de Araguaína.
 
“Facilita muito minha vida, porque consigo baixar as guias dos imóveis e lotes que estão no meu nome e da minha família. Essa agilidade ajuda a ficar em dia com os impostos”, contou Antônio.
 
Como baixar o boleto
No site da Prefeitura de Araguaína (https://araguaina.to.gov.br/), a pessoa deve clicar no banner Cidadão, à esquerda. Na lista de serviços, ela deve clicar na quinta opção, “Emitir Taxa de Coleta de Lixo”. Na nova tela, o contribuinte preenche com seu CPF ou CNPJ da empresa. Ao abrir as opções de imóveis, é só clicar na lupa à esquerda. Irá abrir uma lista com as parcelas do IPTU e a da Taxa de Lixo, a última da lista. Então o contribuinte clica no botão à esquerda, com o desenho de uma impressora.
 
Presencialmente na secretaria
Outra opção é retirar o boleto na sede da Secretaria da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação de Araguaína, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro. A Prefeitura também dá a opção de retirar o boleto já com o parcelamento. Mais esclarecimentos podem ser realizados pelos telefones (63) 3411 7165, 3411 7148, 3411 7149 ou pelo WhatsApp institucional (63) 99935 7789 e 99957 9312.
 
Recurso fundamental
A contribuição da coleta de lixo permite que a Prefeitura amplie os serviços da própria coleta, além da saúde, educação, moradia, trabalho, proteção à infância, segurança, lazer, entre outros.
 
Atualmente, o serviço recolhe uma média de 120 toneladas de lixo por dia e todo o resíduo é destinado ao Aterro Sanitário Municipal, localizado a 30 km de Araguaína, às margens da BR-153. O aterro foi implantado em 2015 e Araguaína se tornou a primeira cidade do norte do Tocantins a cumprir rigorosamente a legislação ambiental
 
Entenda a contribuição
O valor é calculado a partir da divisão do custo do serviço de coleta de lixo pela quantidade de terrenos em Araguaína. A contribuição é proporcional ao tamanho do imóvel e tem relação com a quantidade de vezes em que o caminhão passa pelo local, que pode ser diário, duas e três vezes por semana.
 

Postagens relacionadas

Homem é preso em Araguaína por usar documento falso na tentativa de enganar banco

Gilberto Silva

Tocantins – Polícia Civil prende suspeito por furto e tráfico de drogas

Gilberto Silva

Justiça Federal inaugura nova sede e instala 2a Vara Federal em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies