GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Doenças das aves serão discutidas em Palmas e Araguaína

O plantel avícola do Tocantins ultrapassou sete milhões de aves comerciais e de subsistência, em 2016. Visando a preservação sanitária da espécie, cerca de 80 inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participarão de reuniões técnicas sobre atendimento a notificações de doenças das aves, em especial a Influenza Aviária e Newcastle. O treinamento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março, na Universidade Católica do Tocantins, em Palmas, e 16 e 17 de março no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a reunião segue a tendência nacional, que é reforçar e atualizar as ações para prevenir a introdução da doença no plantel avícola nacional. “Em 2016, o Tocantins exportou 3,6 mil toneladas de carne de frango. Portanto, queremos aperfeiçoar nosso conhecimento promovendo mais agilidade no atendimento as notificações, eficácia no diagnóstico de doenças do trato respiratório e digestivo, além da biossegurança das granjas”, ressalta.

Para a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, Keyte Moreira, a reunião atende a demanda do Programa trazendo a atualização de práticas profissionais para a prevenção da doença. “O Brasil é livre da influenza aviária. Alguns países têm registrado a presença da doença, fazendo com que tenhamos um cuidado redobrado em relação às ações de vigilância epidemiológica”, destaca.

Na programação serão debatidos temas como: Métodos para atendimento a notificações de Newcastle e Influenza Aviária; Salmoneloses e Mycoplmoses; Legislações; Biosseguridade, entre outros. Além disso, aula prática de coleta e envio de material para laboratório.

O evento é uma realização do Comitê de Sanidade Avícola do Estado do Tocantins (Coesa), ao qual fazem parte: Adapec, Superintendência federal da agricultura (SFA), empresas integradoras avícolas, UFT e Universidade Católica.

Dados
O Tocantins conta com 135 granjas comerciais certificadas, com a estimativa para alojamento de 7.702.000 milhões de aves. Em 2016, o total de aves comerciais e de subsistência presentes em todo o Estado foi de 7.710.181. A carne de frango tocantinense abastece o mercado internacional de países como: Emirados Árabes, Hong Kong, Jordânia, Omã e Maldivas.

ADAPEC

Postagens relacionadas

MPTO requer que pacientes dos corredores do HGP sejam removidos para acomodação adequada em 24 horas

Gilberto Silva

Servidores serão premiados por boas práticas nos sistemas Penitencioário e Socieducativo

Gilberto Silva

Governador do TO sanciona lei que torna educação serviço essencial e inclui profissionais nos grupos prioritários da vacinação contra Covid

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies