GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Dulce Miranda comemora aprovação de PL que cria garantias para crianças vítimas de violência

A deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO) comemorou, na tarde desta terça-feira, 21, a aprovação do texto-base da proposta que cria um sistema de garantias para crianças e adolescentes que sejam testemunhas ou vítimas de violência. Foi aprovada uma emenda substitutiva da relatora, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), para o Projeto de Lei 3792/15, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e de outros parlamentares. Os deputados ainda precisam analisar destaques apresentados ao texto.

O substitutivo cria, por exemplo a figura do depoimento especial, procedimento que assegura à criança ou ao adolescente vítima de violência o direito de ser ouvido em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaços físicos que garantam sua privacidade.

O texto também resguarda o direito da vítima de não ter contato, ainda que visual, com o suposto autor ou acusado de violência, ameaça ou constrangimento. A proposta prevê ainda que, durante as oitivas, crianças ou adolescentes vitimados sejam acompanhados por profissionais especializados de áreas como saúde, assistência social e segurança pública.

“Proteger as nossas crianças e adolescentes é uma questão de humanidade. Precisamos garantir os seus direitos e o País não pode falhar nisso”, destaca a deputada Dulce Miranda.

(Com Agência Câmara –  Crédito: Eduardo Lobo)

Postagens relacionadas

PRF flagra transporte ilegal de madeira em Darcinópolis/TO,

Gilberto Silva

Sociedade médica alerta para consumo de líquidos no verão

Gilberto Silva

Homem invade loja de Araguanã durante madrugada e furta objetos elétricos

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies