Em Araguaína, garoto usa laser para atrapalhar piloto de helicóptero da polícia

Um menino de 12 anos foi apreendido em Araguaína, na região norte do Tocantins, após atrapalhar uma operação policial. De acordo com a Polícia Militar, ele apontou uma caneta laser para o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e dificultou a visão do piloto e dos policiais, que correram risco de sofrer um acidente aéreo. Um vídeo gravado de dentro da aeronave mostra a forte luz verde. (Assista acima)

O caso foi na noite desta sexta-feira (17). Logo após os policiais que estavam nas ruas serem avisados, o menino foi localizado com o aparelho. Ele disse aos policiais que pegou o laser com um amigo e “estava apenas brincando”.

Segundo PM, o adolescente é usuário de drogas e envolvido com a criminalidade. “Ele estava na área da Feirinha e dias atrás nós já tínhamos identificado ele em outras situações, sendo ameaçado de morte. A informação é que ele já seria usuário de drogas e estaria metido em várias situações trazendo risco para a população”, explicou o sargento da PM, Rozeal Rias.

No momento da infração o helicóptero sobrevoava a cerca de 2 km de altura. O major do Ciopaer, Gustavo Boletini, conta que todos os policiais foram expostos ao perigo. “Causa muito risco porque a gente está fazendo um voo, e especialmente noturno, entra a questão da pupila dilatada. Quando bate um raio laser, a gente perde a visão temporariamente, e coloca muito em risco a aeronave”, explicou.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o menor foi autuado no artigo 261 do Código Penal que criminaliza a prática de expor a perigo embarcação ou aeronave ou praticar qualquer ato para impedir ou dificultar navegação marítima fluvial ou aérea.

Ainda segundo a SSP, o garoto “sofrerá as medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deve ser apresentado ao Ministério Público Estadual juntamente com os responsáveis para os procedimentos legais”.

G1

Comentários

Acesso em 17/02/2020 17:21.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/em-araguaina-garoto-usa-laser-para-atrapalhar-piloto-de-helicoptero-da-policia/.