GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Em decisão polêmica, juiz manda Unitins matricular estudante que não quer se vacinar contra Covid-19

Um estudante da Universidade Estadual do Tocantins conseguiu uma liminar para fazer a rematrícula no curso de direito sem estar vacinado conta Covid-19. O passaporte de vacinação está sendo exigido nos campus da Unitins desde janeiro. A instituição afirmou que vai recorrer.

A liminar é do juiz William Trigilio da Silva, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas. Durante a pandemia ele emitiu várias decisões polêmicas contra medidas mais restritivas, derrubando decretos, como o passaporte vacinal, e liberando atividades suspensas pelo município. Em pelo menos dois casos as decisões dele foram reformadas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.

Desta vez o magistrado afirmou que “a opção de se vacinar ou não é um direito individual do cidadão, adstrito à sua liberdade individual, o qual é devidamente tutelado pela Constituição Federal e pelo Código Civil”.

O entendimento contraria, por exemplo, a Justiça Federal que no mês passado negou pedido de 11 estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para frequentarem as aulas presenciais sem estarem vacinados.

O juiz afirmou que não há justificativa para se impor a apresentação de comprovante de vacina como condição para rematrícula e frequência às aulas.

“No caso, a exigência do que veio a ser chamado de passaporte da vacina não se sustenta, quanto à motivação, ao longo do tempo, uma vez que não vem acompanhada da demonstração de que aqueles que optaram pela vacinação não seriam transmissores do vírus, e que, assim, aqueles que não se vacinaram estivessem colocando a população em maior risco de contrair a doença”, diz trecho da decisão.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, afirmou à TV Anhanguera que a ordem judicial foi cumprida, mas vai recorrer da decisão. Ele defende a manutenção da obrigatoriedade do comprovante de vacinação.

G1

Postagens relacionadas

Procon encontra variação de até 134,08% nos preços de pescados em Palmas

Gilberto Silva

Camionete e munições são apreendidas pela Polícia Civil do Tocantins em aldeia indígena na região central do Estado

Gilberto Silva

Polícia Militar prende homem por uso de documentação de veículo falsa em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies