GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Escolas devem informar dados ao Censo Escolar 2016 até esta sexta-feira

Responsável por coordenar a coleta na rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) alerta as escolas sobre a necessidade de cumprir o prazo do recenseamento. “Prestar as informações anuais ao Censo Escolar é obrigatório para todas as instituições de educação básica. Com o grande número de acessos simultâneos nesses últimos dias, é importante não deixar para última hora, evitando correr o risco de haver algum problema no sistema do Educacenso ou outro contratempo”, frisou o coordenador estadual do Censo Escolar, Osvaldo Dantas.

Segundo ele, além de mobilizar as unidades escolares e zelar para que a totalidade delas responda ao Censo, a Seduc também orienta e auxilia os gestores e técnicos responsáveis pela inserção dos dados no sistema, com o apoio das Diretorias Regionais de Educação.

O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além de permitir o conhecimento da realidade escolar brasileira, os dados são fundamentais para a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações para a área educacional.

É também com base nos dados do Censo que as escolas recebem recursos como os destinados à alimentação e ao transporte escolar. As informações desta fase ainda são usadas para o cálculo das taxas de aprovação que compõem, a cada dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A divulgação dos resultados preliminares desta etapa está prevista para o dia 3 de abril. A partir de então, as escolas terão prazo de 15 dias corridos para a conferência dos dados e correções, se necessárias, antes da divulgação final do Censo Escolar de 2016.

ATN TO

Postagens relacionadas

Detran do Tocantins adere ao projeto Nós Somos o Trânsito

Gilberto Silva

Com 26 recuperados e 3 óbitos, Tocantins contabiliza 137 casos da Covid-19

Gilberto Silva

CCZ alerta para aumento de casos de dengue, zika e chikungunya em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies