GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Escolas indígenas abrem ano letivo recebendo material pedagógico de apoio às aulas

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Gerência de Desenvolvimento da Educação Indígena, realizou a abertura do ano letivo escolar indígena, nesta sexta-feira, 10, na Escola Estadual Indígena Sakruiwe, na Aldeia Funil, município de Tocantínia, simbolizando o início das aulas para todas as escolas indígenas do Tocantins. No evento alunos e professores receberam materiais didáticos pedagógicos que servirão de auxílio nas ações de ensino e aprendizagem.

Entre os materiais entregues estão agenda para os professores, cadernos para os alunos, além de lápis, canetas, borrachas e pincéis. Uma aula simbólica aconteceu durante a entrega dos materiais aos alunos e aos professores. Da aula, participaram cerca de 30 alunos que ficaram atentos enquanto o professor escrevia as vogais nas línguas xerente e portuguesa.

Para a gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena, o momento representa um ato de carinho e de responsabilidade para com todos os estudantes. “Os estudantes da rede de ensino do Tocantins receberão um caderno especial, inclusive os estudantes indígenas também. O livro didático é o mesmo utilizado em todas as escolas, respeitando-se as diferenças culturais de cada localidade, visto que cada escola indígena trabalha em sua própria língua”, ponderou.

Na Escola Estadual Indígena Sakruiwe são ofertados o ensino infantil, o ensino do 1º ao 5º ano, e a Educação de Jovens e Adultos do 6º ao 9º ano.

Para Elson Krensu, cacique da aldeia, o apoio da Seduc é muito importante para auxiliar no trabalho escolar. “Estamos felizes com o apoio recebido. Esse material vai ajudar no ensino e na aprendizagem dos nossos alunos. Oferecemos o ensino aqui até o 9º ano e queremos em um futuro próximo ter o ensino médio também em nossa comunidade”, comentou

Esporte

Educação e esportes se complementam, assim, logo cedo, o técnico Gilson Wakmopte Xerente estava treinando as equipes Funil 1 e Funil 2, que estão com jogos marcados para os dias 18 e 19 de fevereiro na Aldeia Salto. Para Gilson o esporte contribui com a saúde e com a educação. “Esporte é saúde, e ajuda a melhorar o relacionamento entre os jogadores, o que facilita o trabalho do dia a dia”, comentou.

Postagens relacionadas

Operação The end – Facas e celulares são encontrados durante vistoria no presídio Barra da Grota em Araguaína

Gilberto Silva

Governo prevê extinção do eSocial para 2020

Gilberto Silva

Tocantins – Homem morre após levar choque elétrico enquanto trabalhava em hotel

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies