GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Estado oferece serviços especializados a pessoas com Síndrome de Down

Com necessidades de estímulos precoces e acompanhamento até os três anos, preconizados pelo Ministério da Saúde, os pacientes portadores de Síndrome de Down recebem tratamento físico e intelectual nos Centros de Reabilitação (CERs), localizados nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Colinas.

Nos centros, os pacientes contam com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista, ortopedista, pediatra e clínico geral. Para ter acesso à assistência, a pessoa deve ser encaminhada pela Unidade Básica de Saúde, que enviará a solicitação à Regulação do município e esta agendará, no Serviço de Regulação do Estado, o atendimento. “Aqui na Capital, se a criança nascer no Hospital e Maternidade Dona Regina, for encaminhada pelo Hospital Geral de Palmas (HGP) ou pelo Hospital Infantil, ela não precisa de regulação”, explicou a fisioterapeuta e supervisora do CER de Palmas, Dayanna Ferreira de Souza Marin.

Todo novo paciente é avaliado pela equipe multiprofissional que indica o tipo de acompanhamento necessário. “Temos pacientes que fazem fisioterapia, outros, que têm acompanhamento com fonoaudióloga e ainda alguns que são acompanhados com terapia ocupacional”, explicou Dayanna.

Desde os quatro meses, o pequeno Samuel recebe atendimento no Centro de Reabilitação de Palmas. A mãe dele, Suzana Souza, leva o filho duas vezes por semana para consultas com fisioterapeuta e fonoaudiólogo. “Quando a médica me deu a notícia, assim que ele nasceu, tomei um susto. O exame foi feito para confirmar e, logo em seguida, já encaminharam ele para o CER. Eu gosto bastante do atendimento que ele recebe aqui, percebi o desenvolvimento dele melhorando e a coordenação motora também”, contou, enquanto o pequeno se divertia com o atendimento das profissionais.

A mãe ainda reforçou que o preconceito precisa ser trabalhado na sociedade. “Eu percebo um pequeno atraso nele, mas é quase imperceptível. Trato ele normalmente, porque é uma criança normal que depende do estímulo e do apoio da família. A sociedade precisa mudar o comportamento com relação ao preconceito”, ressaltou.

Dia Internacional

Estabelecido pela Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e posteriormente referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial, o dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down, com a finalidade de dar visibilidade ao tema, reduzindo o preconceito.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862. Ela não é uma doença e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal. Criança com Síndrome de Down tem que ser matriculada em escola regular, pois essa convivência é extremamente saudável para todos, e é a conduta mais eficiente para o aprendizado pedagógico que se torna um pouco mais demorado, mas acontece.

Especificidades

O diagnóstico da síndrome traz algumas especificidades, como, por exemplo, a cardiopatia em aproximadamente 50% dos casos. Em alguns casos, também são diagnosticados problemas de audição e/ou visão e atraso no desenvolvimento intelectual e da fala. “Estas questões devem detectadas e tratadas o quanto antes, pois fazem toda diferença no desenvolvimento. O importante é que estimule estas pessoas a terem seus sonhos e adquirir sua autonomia”, destacou a Dayanna.

CERs no Tocantins

Centro Estadual de Reabilitação de Palmas

Situado na Quadra 203 sul, Av LO-05, APM-02, ao lado da Casa de Apoio Vera Lúcia / Fone: (63) 3218-1750.

Após encaminhamento do médico, o usuário irá procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Este CER atende a região de saúde do Capim Dourado, Ilha do Bananal e Cantão.

Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína

Situado na Rua Professora Maria Lina – Quadra 13, s/nº, Setor Anhanguera / Telefone: (63) 3411-2938.

Atende as regiões de saúde Médio e Norte Araguaia, Bico do Papagaio, Cerrado do Tocantins Araguaia

Centro Estadual de Reabilitação de Porto Nacional

Situado na Avenida Murilo Braga, nº 1592, Centro / Telefone: (63) 3363-8449.

Atende a região de saúde Amor Perfeito e sudeste

Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Colinas

Situado na rua: 14, Quadra 03, s/ nº, Setor Oeste / Telefone: (63) 3476 – 1471.

Atende as regiões de saúde do Cerrado Tocantins e Médio Norte Araguaia de Bico do Papagaio.

ATN TO

Postagens relacionadas

Presos fogem da CPP de Palmas após abrirem buraco na parede de uma cela

Gilberto Silva

Tocantins – Helicóptero da Segurança Pública localiza corpo de idoso desaparecido

Gilberto Silva

Família de mulher achada em fossa desconfiou de sumiço após ela não ligar para filha em aniversário – Ela saiu do Maranhão para encontrar namorado que conheceu pela internet

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies