GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Governo define comissão que vai organizar concurso para quadro da educação

O governo do Tocantins publicou uma portaria definindo a comissão que será responsável por organizar o concurso público para o quadro de profissionais da educação básica. A medida só foi anunciada depois que o Estado fez um acordo com o Ministério Público para divulgar um cronograma para o certame até 12 de abril. O setor não faz concurso público há quase 13 anos.

A comissão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5). Fazem parte do grupo seis servidores públicos, três da Secretaria de Administração e os demais da Secretaria de Educação. Eles serão responsáveis por realizar os estudos técnicos que definem o quantitativo de vagas e cargos, assim como as fases de seleção.

“A comissão será responsável pela definição das próximas etapas para efetivação do certame. O passo seguinte já é a publicação do cronograma do concurso, que atenderá uma importante demanda de profissionais para atuar em nossas salas de aulas”, apontou o secretário de educação, Fábio Vaz.

Acordo com o MPE

 

O acordo extrajudicial entre o governo estadual e o MPE foi divulgado ainda em março. Desde 2019 a promotoria tenta obrigar na Justiça a realização de um concurso para esta pasta.

O motivo da ação é que o último concurso do magistério foi há quase 12 anos. O MP avaliou que por causa deste intervalo há déficit de profissionais na carreira e um número excessivo de contratos temporários.

No final de março, por exemplo, escolas estaduais registraram horários vagos por falta de professores. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 70% dos profissionais atualmente são contratados.

G1

Postagens relacionadas

Duas armas de fogo são apreendidas pela PM em Campos Lindos e Miracema

Gilberto Silva

Tocantins – Homem sofre tentativa de homicídio duas vezes em menos de 12 horas

Gilberto Silva

Vicentinho Júnior usa tribuna e critica mais uma vez o governo do Tocantins

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies