GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Guarda Municipal de Araguaína faz aperfeiçoamento para adequação de novo armamento

A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) passou por um aperfeiçoamento com armas nesta semana. Desta vez, os guardas foram habilitados a usarem a carabina CTT40. Junto à pistola TH40, que também é fabricada pela empresa nacional Taurus, o novo armamento será usado no dia a dia de patrulhamentos ostensivos e ocorrências.

“Em comparação à pistola, a carabina dá maior precisão de tiro, principalmente a uma distância maior, e mais estabilidade durante uma abordagem. Este foi o primeiro treinamento com o uso do novo equipamento e que será integrado na rotina de capacitações. É um ganho de segurança para toda a comunidade”, explicou o comandante da GMA, Sebastião Lima.

No treinamento completo de 40 horas, aplicando ao trabalho operacional, os guardas passaram por várias modalidades de tiro, como regressão, progressão, embarcado e com baixa luminosidade. “Existe fundamento para tudo e é isso que faz a diferença na hora do atendimento à população, principalmente em uma ocorrência”, afirmou o guarda municipal William Santos.

O curso foi ministrado pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do Tocantins, seguindo o modelo usado pela Polícia Militar. “O grupo demonstrou bastante vontade de aprender e o aproveitamento é satisfatório”, avaliou o comandante do  BOPE-PMTO, tenente-coronel Fioravan Teixeira.

A GMA
A implantação da Guarda Municipal de Araguaína teve início com o concurso público, no qual 40 candidatos foram selecionados e já passaram por treinamentos de tiro policial, de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos, com algemação, condução e ação em viaturas e motocicletas, entre outras. Foram com 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados. Já formados, os guardas estão operando na cidade desde o dia 6 de julho.

A nova força de segurança está instalada no prédio do antigo Tiro de Guerra e que também serviu como Centro de Treinamento do Sparta, no Setor Tecnorte. O local foi totalmente reconstruído pela Prefeitura, com normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal, incluindo troca de todas as instalações, telhado e piso, e ainda recebeu construções na área externa.


Em comparação a pistola, a carabina dá maior precisão de tiro, principalmente a uma distância maior, e maior estabilidade durante uma abordagem


Os guardas passaram por várias modalidades de tiro, como em regressão, progressão, embarcado, com baixa luminosidade

 

 Autor:Ascom

 

 

Postagens relacionadas

Tocantins – PRF prende condutor e passageiro, um por uso de CNH falsa e outro com mandado de prisão em aberto

Gilberto Silva

“Não há perguntas sem respostas no Judiciário”, afirma presidente do TJ ao anunciar curso gratuito a jornalistas na área jurídica, em bate-papo com a imprensa

Gilberto Silva

Suspeito de matar menino com tiro na cabeça é preso em Palmas – Ele teria montado uma emboscada para o pai da criança

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies