GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Hospital Regional de Araguaína promove palestra sobre câncer de colo de útero

Considerado o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, o câncer de colo de útero é o foco da campanha “Março Lilás”. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção, mais conhecido como Papanicolau, e de vacinar contra o vírus HPV.

A maioria dos casos de câncer de colo de útero é causada por este vírus. Por isso, a melhor maneira de prevenir é a vacina, disponível na rede pública para meninas de 9 a 14 anos de idade e para meninos de 11 a 14 anos. No entanto, a procura, infelizmente, ainda é baixa.

O Palestrante, médico Ginecologista do Hospital Regional , Dr. Júlio Cesar Rabelo Jr, ressalta que para quem já passou dessa idade e não tomou a vacina, o exame preventivo ajuda a identificar lesões precursoras. “Essas lesões não apresentam sintomas. Quando não são tratadas adequadamente podem evoluir para o câncer invasor de colo uterino” segundo o Medico Ginecologista. O rastreamento pelo Papanicolau deve ser realizado pelas mulheres entre 25 e 64 anos de idade que já iniciaram a vida sexual.

Segundo as diretrizes brasileiras de rastreamento do câncer de colo do útero, a periodicidade do rastreamento é um exame Papanicolau a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais.

Ratreamento
O rastreamento, na rede pública, é feito pela atenção primária. Quando uma lesão precursora é encontrada, a paciente é encaminhada para o ambulatório de colposcopia, para avaliação. “Sendo encontrado um câncer invasor, a paciente é encaminhada para o ambulatório de ginecologia oncológica, para avaliação de qual tratamento será indicado”, explica Coordenadora do Núcleo de atenção a saúde e Segurança do trabalhador Aline Raquel Vasconcelos.

SESAU TO

Postagens relacionadas

Caminhão carregado com aço pega fogo na BR-153 em Araguaína

Gilberto Silva

Homem é preso em Araguaína após ameaçar matar a mãe idosa e seus irmãos

Gilberto Silva

Tocantins – Cliente entra em supermercado para fazer compras e seu carro pega fogo

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies