GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Jalapão recebeu mais turistas nesse Carnaval do que em todo o mês de fevereiro do ano passado

A cada ano cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Tocantins para conhecer os encantos do Jalapão. Cerca de 1.300 turistas optaram por conhecer os atrativos exuberantes que o Jalapão oferece ao invés da folia de carnaval das cidades. Os dados sobre o perfil dos turistas, bem como do fluxo turístico foram levantados entre os dias 23 de fevereiro e 1º de março pela administração do Parque Estadual do Jalapão e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), por meio da Gerência de Pesquisas e Informações Turísticas.

Durante todo o mês de fevereiro de 2016, um total de 1.258 turistas visitou o Jalapão. Só no período do Carnaval de 2017, cerca de 1.300 turistas visitaram o lugar, mostrando um salto exponencial no número de visitantes que procuraram a região.

Segundo o diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos, Marcos Miranda, a partir das pesquisas e dos dados coletados é possível observar que o turismo no Jalapão tem crescido a cada ano. “São perceptíveis a dinamização e o desenvolvimento da economia local, com a fixação de novos empreendimentos turísticos na região”, afirma. O diretor também destaca que, atualmente, a Seden, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está concluindo a elaboração de um projeto de apoio à estruturação dos atrativos turísticos naturais do Jalapão, bem como o desenvolvimento de atividades de ordenamento das agências e operadores de turismo que atuam na região.

Além da natureza singular, o Jalapão também é destino certo para os apaixonados pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura.

Perfil do turista no carnaval 2017

A maioria dos turistas que visitaram o Jalapão é oriunda do estado de São Paulo (37%). Em segundo lugar, estão os turistas do Tocantins (22,2%), seguidos dos do Distrito Federal (12,3%). Em média, eles permaneceram de quatro a cinco dias, conhecendo os pontos turísticos do lugar. Apesar da maioria do público ter sido de brasileiros, a região também recebeu turistas da Alemanha, da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Do total de visitantes no período, 62,3% ficaram sabendo da região pela internet e 28,6% por meio de indicação de amigos que já tinham conhecido o local.

Quanto ao modo de viagem escolhido, 51,4% viajaram por meio de agências, enquanto 48,6% preferiram viajar por conta própria. Além disso, 47,4% do total de visitantes contrataram o serviço de um guia de turismo. Em relação aos turistas que vieram por meio de agência, a maioria tem como origem o estado de São Paulo. Outros dados relevantes sobre o perfil do turista que escolhe a comodidade de um serviço especializado para planejar sua viagem, é que 43,2% do total de turistas que viajaram por meio de agência são casais, enquanto 37,8% viajaram em companhia dos amigos e 12,5% na companhia dos filhos. Os principais meios de hospedagem utilizados por esse público foram pousadas e hotéis (68,4%) – um modo mais confortável de aproveitar a viagem; o camping foi a alternativa de hospedagem de 23,7% dos visitantes. Quanto aos que preferiram ir ao Jalapão sem a contratação de agência (por conta própria), foi possível identificar que a maioria é do Tocantins (32,6%). O segundo maior público nesta modalidade foi o de pessoas oriundas de São Paulo (23,3%). Ao contrário do perfil do público que optou por viajar com pacotes de agências, 59,5%% do total de turistas que viajaram por conta própria tiveram como companhia os amigos, 16,7% na companhia de parentes, ao mesmo tempo em que apenas 16,7% eram casais e 10% viajaram na companhia dos filhos. Os tipos de hospedagem mais utilizados por esses visitantes foram pousadas e hotéis (47,6%), seguidos de camping (33,3%).

Primeira vez no Jalapão

A turista Raphaela Dutra e seu marido Márcio Felipe Santiago vieram do Distrito Federal para conhecer o Jalapão e escolheram o feriado de carnaval por preferirem um roteiro que oferecesse mais sossego, além da oportunidade de conhecerem atrativos naturais espetaculares que só existem na região. “Viajamos atrás das belezas naturais que o Jalapão possui, com foco maior nos fervedouros, pois é algo que encontramos somente na região. A experiência foi maravilhosa e as belezas naturais são inexplicáveis”, ressalta Raphaela.

O casal preferiu fazer a viagem por conta própria ao invés de contratar uma agência e ficou sabendo do Jalapão por meio das redes sociais. A turista conta que a Cachoeira do Formiga foi o atrativo que mais a impressionou e que pretende voltar em breve: “É uma das coisas mais lindas que eu já vi, fora a temperatura da água… E o fervedouro, que é algo inimaginável, um verdadeiro tesouro. Com certeza vou recomendar o Jalapão para que outras pessoas conheçam”, afirmou.

ATN TO

Postagens relacionadas

Polícia Civil descobre plantação de maconha, fecha fábrica de entorpecentes e apreende grande quantidade de drogas no norte o Estado

Gilberto Silva

Polícia Militar prende dois jovens por porte ilegal de arma de fogo em Araguaína

Gilberto Silva

Flagrado cochilando no plenário da Câmara, Gaguim reage e diz que repórter foi “mal-intencionada”

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies